Durante a cerimônia de posse do novo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, realizada no dia 14 de julho em Brasília, o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, comemorou a volta do profissional ao cargo. “Esse dia é um marco para o setor porque resgata a sinergia que entre o órgão e a rede hoteleira. E o turismo tem papel fundamental para impulsionar a economia brasileira, por meio dessa parceria entre governo e a iniciativa privada”, destacou Alexandre.
Vinícius Lummertz agradeceu diretamente o apoio da FBHA e de outras entidades do setor e, em especial, a confiança do presidente interino, Michel Temer.Para ele, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são um momento histórico para os brasileiros, pois é a primeira vez que um país não rico é responsável pelo evento. “O turismo é um meio de respostas rápidas e pode dar oportunidade infinitas a milhões de jovens brasileiros. O Brasil tem um imenso potencial, mas ainda estamos em 137º lugar no turismo mundial”, comentou.
Vinícius Lumertz citou outros exemplos do poder do setor no Brasil, como a cidade de Gramado que recebe, em média, seis milhões de turistas. Mas lembrou, também, de alguns impasses, como o visto de entrada para os chineses, que ainda é exigido. “Temos que romper com a cultura do ‘pensar separado’, cada órgão com uma conduta; para haver mais união de esforços”, disse.
Leia também: