FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Conheça destinos turísticos famosos pelo cultivo da fruta tipicamente brasileira

Compartilhe essa publicação:

Crédito/Foto: Flickr MTur destinos

Norte e Nordeste atraem turistas interessados em conhecer o processo de produção da iguaria também conhecida como o “fruto de ouro”

Quando se fala em Cacau, a primeira coisa que pensamos é: chocolate. E claro, não é para menos. Afinal, são poucas as pessoas que não se deliciam com a iguaria apreciada em todo o mundo. Mas além de ser uma fruta deliciosa, o cacau também oferece diversos benefícios à saúde. O Brasil é um dos maiores produtores do mundo dessa matéria prima, com destaque para o Norte e o Nordeste.

No Nordeste, o estado da Bahia já foi o maior produtor da fruta. No entanto, o Pará vem se destacando neste cultivo, com uma  das cidades de maior produção de cacau do mundo. A paraense Medicilândia, no sudeste do estado, não é apenas uma das maiores produtora do chamado “fruto de ouro”, mas também foi destaque em uma das mais importantes premiações do mundo, o Cocoa of Excellence Awards (Cacau de Excelência). Juntamente com Ilhéus (BA), as amêndoas brasileiras dividiram o primeiro lugar do prêmio que consagra as 50 melhores do mundo. A medalha de prata do evento também ficou para Medicilândia.

Diante desse histórico de excelência, o MTur não poderia deixar de dar destaque a roteiros para os viajantes que desejem unir gastronomia e história no país. Confira as dicas.

PARÁ – Vem se destacando como um grande produtor de cacau. Na capital Belém está localizada a Ilha do Combu, conhecida pela produção de açaí e cacau e que também abriga a famosa produtora de chocolate Casa do Chocolate da Dona Nena ou Filha do Combu, como também é conhecida. O passeio pela Casa do Chocolate é uma das atividades imperdíveis da ilha. Há opções para café da manhã, visita à plantação de cacau, ao processo de fabricação do chocolate artesanal e trilha interpretativa na floresta. Lá, é possível encontrar barras de chocolate 100% cacau, cacau em pó, brigadeiros, entre outros produtos feitos com o cacau orgânico plantado no local.

BAHIA – Já no estado baiano o destaque fica por conta da cidade de Ilhéus. Há décadas o cacau atrai turistas do mundo inteiro à cidade pelo fato de ter servido de ingrediente principal para muitos romances de Jorge Amado. As histórias que permeiam o local e o fruto mexem com o imaginário das pessoas que buscam conhecer a cadeia produtiva do cacau, muito presente nas histórias dos “coronéis” da época áurea do “fruto de ouro”.

Também na Bahia é possível conhecer a Estrada do Chocolate, que passa por Ilhéus e pela cidade de Uruçuca. O roteiro inclui passeios por antigas fazendas de cacau oferecendo uma viagem ao passado. No enredo, a história dos coronéis e suas fortunas, desde o plantio do fruto, passando pelos hábitos das famílias, o auge e a crise provocada pela praga da vassoura de bruxa, até a recente chegada das fábricas de chocolate na região, que também podem ser visitadas.

POR TODO O BRASIL – O Brasil também tem o maior evento dedicado ao chocolate e ao cacau da América Latina. O Chocolat Festival tem como propósito criar um relacionamento direto da cadeia produtiva do cacau com seu consumidor, fazendo a expansão do conhecimento de produtos derivados do cacau para promover a indústria, o agronegócio, o turismo e a gastronomia.

O festival teve sua primeira edição em 2009, em Ilhéus. Após grande sucesso, o evento chegou à Belém do Pará em 2013 e já reuniu mais de 750 mil visitantes nas 20 edições realizadas nos dois maiores produtores: Bahia e Pará. O evento também já passou por estados como Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

TURISMO RURAL – O MTur, com o objetivo de ampliar e diversificar a oferta turística brasileira por meio da inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, desenvolveu o projeto Experiências do Brasil Rural (EBR) para apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros turísticos de experiência no meio rural, a exemplo dos roteiros aqui apresentados que tem na indústria do Cacau um importante atrativo turístico.

Conheça AQUI as rotas participantes.

Por Cláudia Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

LEIA MAIS:

Pesquisa revela perfil de pessoas que transitam pelos aeroportos ao redor do mundo

MTur celebra o Dia Internacional da Floresta e destaca a importância do ecoturismo no novo modelo de economia verde do país

Pesquisa aponta turismo de natureza e ecoturismo como responsáveis por 60% do faturamento no setor

Fonte: Ministério do Turismo

Scroll to Top