
Por Sebrae Maranhão
Sediado pela primeira vez em uma capital, o Salão de Turismo Rota das Emoções, em sua quinta edição, cumpriu o propósito de reunir o trade dos 14 municípios que integram o destino nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, sendo um grande fórum aglutinador de ideias, discussões de estratégias, promoção do roteiro, sustentabilidade dos empreendimentos e negócios, capacitação empreendedora e acesso a mercado. O evento aconteceu de 17 a 19 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Multicenter Negócios e Eventos, na capital maranhense, como o evento âncora do Mobiliza SLZ e da Semana Global de Empreendedorismo.

O evento segmentado reuniu quase quatro mil pessoas ávidas por saber as novidades no roteiro em cada estado. Foram 123 expositores dentre Secretarias Municipais de Turismo, Instâncias de Governança, empresas dos segmentos de agências de viagens, meios de hospedagem, alimentação, artesanato, produtos agropecuários, startups, energias renováveis, sustentabilidade, instituições de crédito, fornecedores de equipamentos para atividades turísticas e apresentações culturais.
O evento conectou os elos públicos e privados que proporcionam o turismo integrado na Rota das Emoções, empreendedores e empreendimentos que, com seus serviços, destacam o destino como um dos mais procurados no país, unindo três grandes atrativos do Nordeste brasileiro. O 5º Salão de Turismo Rota das Emoções contabilizou, ainda, mais de 800 aproximações comerciais entre operadores, agentes de viagem, receptivos e meios de hospedagem.
— Mauro Borralho de Andrade, Diretor Técnico do Sebrae Maranhão
Capacitações e transferência de conhecimentos
Na área de conhecimento, o 5º Salão de Turismo Rota das Emoções favoreceu capacitações das mais diversas aos participantes com temas atuais e importantes para esse tempo de reaquecimento do turismo em todo o mundo. Foram 41 atividades de conhecimento no total, incluindo palestras, oficinas, painéis e workshops, abordando tendências e novos modos de vivências do turismo pós-pandemia, gestão de negócios do turismo, experiências de integração e governança, presença digital no Turismo, produção associada ao turismo, entre outras.

“Esta edição foi um marco histórico na realização do Salão, pelo aspecto inovador de ser realizado pela primeira vez em uma capital. Mais que uma iniciativa voltada para o fortalecimento dos elos que formam a cadeia turística, o Salão foi uma grande vitrine para o mercado regional, a partir do momento que propiciou aos visitantes mais conhecimento a respeito do roteiro integrado por meio de experiências e de uma grande mostra composta pelos principais atores da cadeia produtiva do turismo nos três estados”, apontou Flávia Nadler, Coordenadora Estadual do Evento e Turismo e Cultura do Sebrae Estadual.

O 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções também foi palco de ações estruturantes para o turismo regional, com a entrega, às prefeituras de Anajatuba, Rosário, Morros, Icatu e Humberto de Campos, de Inventários Turísticos elaborados pelo Sebrae, que dotam as gestões municipais de instrumentos e base de dados para o planejamento e estruturação da atividade turística naquelas localidades.
Destaque também para o forte intercâmbio entre turismo e cultura maranhense em apresentações culturais diárias como a Bicicletinha do Reggae e Banda Raiz Tribal, os bois Mocidade de Rosário e de Morros, Axixá, Boi Brilho de Guaxenduba de Icatu e o Encanto de Olho D’Água, de São Luís, além de cacuriás e danças típicas do estado.

Acesso a mercado: rodadas geram negócios futuros para o trade
O 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções abriu espaço para duas Rodadas de Negócios idealizadas com o objetivo de promover aproximação comercial, abrindo espaço para a apresentação de roteiros e produtos turísticos regionais, em um saudável intercâmbio entre operadores e agentes de viagem.

Um total de 12 operadoras dos estados de São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro participaram do Famtour pela Rota das Emoções e estiveram como compradores em uma das Rodadas de Negócios, onde entraram em contato e tiveram a oportunidade de negociar com 30 agentes de viagem do Maranhão, Piauí e Ceará, trocando informações e alinhamentos de parcerias que, possivelmente, se converterão em negócios futuros beneficiando o trade turístico da Rota como um todo.
Virgínia Barros, da Taguatur Turismo, em São Luís, e Gilvandro Oliveira, empreendedor com atuação em Santo Amaro do Maranhão, reconheceram a importância da iniciativa como parte da programação do 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções. “Muito importante esse momento para divulgação, para operadores nacionais, de todo o potencial de turismo e de negócios da Rota das Emoções”, assinalaram os dois.

Já a segunda Rodada de Negócios, contou com participação de 80 empreendimentos do trade – dentre agências de viagens, receptivos, hotéis e pousadas, restaurantes e artesãos. Giselly Christine Farias, da BGK, agência de viagem de Barra Grande, em Cajueiro da Praia (PI), por exemplo, elogiou a organização desta quinta edição do Salão de Turismo Rota das Emoções e frisou o quanto foram proveitosas as rodadas de negócios e o network proporcionado ao trade.

“Saímos daqui com o sentimento muito bom, com aproximações interessantes para parceiras em breve e o melhor: pudemos atestar o quanto o destino está mais profissional, com empresas de prestação de serviços de muita qualidade e compromisso com o cliente, além de novidades em infraestrutura e oferta turística”, apontou Giselly Christine Farias.
O 5º Salão de Turismo Rota das Emoções se despediu da capital maranhense com o trade do roteiro integrado já alinhando expectativas para o próximo evento, que será organizado pelo Sebrae do Ceará.
O 5º Salão de Turismo da Rota das Emoções, organizado pelo Sebrae do Maranhão, teve como correalizadores os estados do Piauí e Ceará. Contou com patrocínio do Sistema Fiema (Sesi e Senai) e da Fecomércio–MA, Star 1, Guaraná Jesus e Compensei. E parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da SEMURH e Setur, além da Associação de Associação de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea – Aslit e Sehama.
Canais de Atendimento Sebrae
Central de Atendimento Sebrae 0800 570 0800 (Também funcionando como WhatsApp)
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter
Fonte: G1 – EMPREENDA