FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Movimento Vai Turismo lança campanha em mídias sociais

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Crédito/Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21), as principais entidades empresariais do turismo brasileiro lançarão em suas mídias sociais, uma campanha reforçando a importância do turismo como vetor de desenvolvimento social. A iniciativa, promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), busca integrar propostas para recomendar políticas públicas que auxiliarão no desenvolvimento sustentável do setor. 

Com a hashtag #vaiturismo2022, a ação tem por objetivo reforçar as propostas do setor, a fim de conquistar espaço para o turismo nos planos de governo e, por isso, a campanha vai durar até o dia dois de outubro, data das eleições gerais no País.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e diretor do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), comenta que o programa mapeou a falta de continuidade nas políticas públicas e a necessidade de que sejam retomados planejamentos para o setor com a participação da iniciativa privada e do poder público.

“Em termos práticos, nossa intenção é que o turismo seja inserido de forma perene na nova agenda governamental e tenha continuidade em políticas públicas, projetos e ações de fomento ao setor produtivo nacional”, finaliza.

O movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro, lançado em 2021 pela CNC, reuniu as entidades empresariais do setor e representantes da cadeia produtiva, com o propósito de criar um movimento nacional com pessoas e organizações na elaboração de recomendações de políticas públicas para colaborar com o impulsionamento do setor, especialmente após os impactos da pandemia de covid-19. 

Documento com propostas para os presidenciáveis

O primeiro grande passo do movimento foi o desenvolvimento do documento Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional, entregue aos pré-candidatos à Presidência Jair Bolsonaro, Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, juntamente com a Agenda Institucional do Sistema Comércio. 

Para a elaboração das propostas, o Vai Turismo promoveu mais de 100 encontros técnicos, entre reuniões e workshops, e reuniu cerca de 300 organizações signatárias. Foram desenvolvidos: um benchmarking que mapeou práticas internacionais inspiradoras para o turismo sustentável, pesquisas de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes. 

Com base na relatoria e na sistematização dos temas debatidos em cada estado, os tópicos em comum transformaram-se em demandas regionais, e as prioridades regionais se consolidaram na agenda nacional, que aponta, entre as macroestratégias, cinco temas necessários à consolidação e à competitividade do setor: Investimentos Convergentes, Inteligência, Incentivo, Oferta Qualificada e Governança. Em agosto, também será realizada a entrega de 27 documentos estaduais. 

Confira o documento Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional

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