FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

5ª edição do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional apresentará palestra de Giovane Gávio, bicampeão olímpico de vôlei

Compartilhe essa publicação:

Crédito/Foto: Divulgação

Evento acontece no dia 17 de julho, em Niterói (RJ)

Niterói recebe, no dia 17 de julho, a 5ª edição do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional, no espaço NAB da Universidade Federal Fluminense (UFF). Promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) em parceria com o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes e Bares de Niterói e Região, o evento traz, entre seus destaques, o ex-jogador de vôlei e bicampeão olímpico Giovane Gávio.

Com o apoio da Fecomércio RJ, Senac, Sesc e Sebrae e em parceria com a Neltur, Universidade Federal Fluminense (UFF) e com o Laboratório de Políticas, Governança e Turismo (PGTUR), a programação do Encontro Fluminense FBHA tem início às 8h30, com um café da manhã de boas-vindas. 

Em seguida, após a abertura, representantes do Sesc/Senac falarão sobre suas atuações e suas políticas de qualificação, incentivos e apoio, com foco tanto no setor do turismo, quanto nos segmentos que o setor impacta.

Às 11h30, encerrando as atividades da manhã, Jarbas Modesto, consultor do Sebrae há mais de três décadas e responsável por inúmeros projetos voltados para a qualificação e requalificação da mão de obra, elaboração de estudos de viabilidade econômica e desenvolvimento de materiais didáticos específicos para o setor de hospitalidade, fala sobre os desafios e oportunidades do empreendedor com a palestra  “Tudo Para dar Errado: Um guia para colocar as empresas de hospitalidade e alimentação no rumo do sucesso”.

Na parte da tarde, após o Brunch oferecido aos participantes, a assessora do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Márcia Alves, fala sobre a Inteligência Turística do programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro, uma iniciativa nacional da CNC que visa, através da conexão entre instituições, contribuir com recomendações de propostas de políticas públicas que possam impulsionar o desenvolvimento sustentável dos inúmeros destinos turísticos do país.

Finalizando o dia, o campeão brasileiro Giovane apresenta a palestra “Nossas melhores versões”. Atleta com vários títulos conquistados no Brasil e na Itália, o esportista abordará sua jornada de superação e liderança que tem a intenção de inspirar os empreendedores e colaboradores do setor de turismo e hospitalidade, impulsionando-os a desenvolverem suas próprias “melhores versões” e incrementarem seus negócios.

De acordo com Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o evento tem como meta conectar empreendedores e colaboradores do setor de turismo, poder público, entidades de classe, empresários e fornecedores dos segmentos de hospitalidade e gastronomia através do compartilhamento de informações relevantes para o desenvolvimento de seus negócios: “Através da integração entre os diversos atores do turismo regional, pretendemos que o micro e o pequeno empreendedor possa, de forma sistêmica, estabelecer prioridades e impulsionar ações em prol de seu desenvolvimento. Nosso objetivo também é fortalecer o associativismo e o elo entre quem pensa o turismo de forma institucional e quem faz o setor acontecer na ponta para que, juntos, possamos impulsionar um crescimento qualificado e comprometido com a excelência”, afirmou Sampaio.

Para Bruno Marasco, presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes e Bares de Niterói e Região, o apoio institucional da CNC, Fecomércio/RJ, somado ao suporte técnico do Senac, Sesc e do Sebrae, tem se provado fundamental para promover a inovação e incentivar melhores práticas nas empresas de hospitalidade e alimentação fora do lar, dois dos alicerces da indústria do turismo: “No Encontro Fluminense teremos a oportunidade de estreitar laços com essas instituições de excelência e conhecer soluções para, praticamente, todos os processos operacionais e estratégicos de uma empresa.”, afirmou Marasco.

Scroll to Top