FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Micro e pequenas empresas representam 89% dos empreendimentos do setor de Turismo

Compartilhe essa publicação:

Feirinha Beira Mar em Fortaleza/CE. Crédito/Foto: Jade Queiroz/MTUR

Um dos setores que mais cresce no país, as micro e pequenas empresa (MPE’s), celebraram, na última quarta-feira (05.10), mais um ano de conquistas e grande representação no setor do turismo. As MPE’s compõem 89% dos empreendimentos regulares no Cadastur – cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico – que conta com mais de 140 mil prestadores de serviços turísticos, pessoas físicas e jurídicas, regulares.

Um levantamento feito pelo Sebrae junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao primeiro semestre do ano, identificou as dez atividades econômicas que mais geraram empregos formais no Brasil entre as MPE’s. Nas categorias classificadas, em segundo lugar aparece os restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, segmento que integra a cadeia produtiva do turismo.

Para fortalecer a geração de créditos, o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), sistema de apoio a empreendimentos turísticos do Ministério do Turismo (MTur), mostra que – de acordo com o relatório estatístico agosto/2022 – mais de R$ 1 bilhão dos recursos do Fungetur foram contratados por pequenas empresas.

O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresas foi criado pelo Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 9.841, de 5 de outubro de 1999), regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Fonte: Ministério do Turismo – gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias

Scroll to Top