
Por g1
O dólar opera em queda nesta sexta-feira (26), após o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) em simpósio da instituição, no final da manhã desta sexta.
Às 14h26, a moeda norte-americana recuava 0,344%, a R$ 5,0947. Veja mais cotações.
Na quinta-feira, o dólar fechou em alta de 0,01%, vendido a R$ 5,1120. Com o resultado, acumulou queda de 1,07% na semana, e de 1,20% no mês. No ano, tem desvalorização de 8,30% frente ao real.

LEIA TAMBÉM:
- Comercial x turismo:qual a diferença e por que o turismo é mais caro?
- Qual o melhor momento para comprar a moeda?
- Dinheiro ou cartão?Qual a melhor forma de levar dólares em viagens?
- Entenda: O que faz o dólar subir ou cair em relação ao real
O que está mexendo com os mercados?
Na cena externa, o foco segue na crise energética na Europa, nos sinais de desaceleração da economia chinesa e nas expectativas sobre as taxas de juros dos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, o presidente do BC local, Jerome Powell, disse que a economia norte-americana precisará de uma política monetária apertada “por algum tempo” antes que a inflação esteja sob controle, mas não deu indicação do tamanho das altas de juros antes que o trabalho do banco central seja finalizado.
O discurso de Powell, durante o evento da entidade em Jackson Hole, era esperado com atenção pelo mercado, em busca de pistas sobre os rumos dos juros dos EUA.
Os investidores estão divididos entre esperar uma subida de 50 pontos base e uma subida de 75 pontos base por parte do banco central.
Altas nas taxas de juros dos Estados Unidos pressionam para cima a cotação da moeda norte-americana frente ao real, uma vez que incentivam a saída de dólares de países emergentes em direção aos EUA.
Fonte: G1 – ECONOMIA