Os empresários dos setores de hospedagem e alimentação dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará comemoraram a decisão dos governos estaduais e do Ministério do Turismo de integrar as ações de promoção das 14 cidades que integram a Rota das Emoções e de qualificar a mão de obra dos trabalhadores da região. Para eles, a iniciativa otimizará a estadia dos turistas, melhorará as suas experiências durante as viagens e impulsionará o turismo no local.
As ações serão viabilizadas pela Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) da Rota das Emoções, que foi relançada no dia 27 de janeiro, em solenidade realizada em São Luiz, da qual participaram o secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, e os governadores do Maranhão, Flávio Dino; do Ceará, Camilo Sobreiro; e do Piauí, Wellington Dias. A Agência tornará possível a realização de investimentos conjuntos dos três estados e apoiará a comercialização de produtos turísticos. Em paralelo, a Embratur incentivará, durante a ITB Berlim, maior feira de turismo de aventura do mundo, que será realizada em março, operadores e empresários do turismo a investir na Rota das Emoções.
O presidente do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Piauí (Sinhores-PI), Moacir Uchoa, está animado com o projeto: “Além de poder divulgar o nosso litoral, que é paradisíaco, os investimentos a serem feitos na Rota das Emoções movimentarão a economia da região”, avalia.
“Este acordo permitirá melhorar a qualificação profissional dos trabalhadores do setor de serviços, principalmente na região dos Lençóis Maranhenses, onde a ocupação chega a 80% na alta temporada”, analisa o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Maranhão, Paulo Coelho.
“A Rota das Emoções não beneficia somente o mercado de turismo; ela trará crescimento para os outros setores produtivos e impulsionará o desenvolvimento da economia da região e de seus moradores”, comemora Manoel Linhares, presidente do Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado do Ceará (Sindirest/CE).
O presidente da Federação Brasileira de Hotelaria e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, que vê no turismo a possibilidade de o Brasil sair da crise e retomar os rumos do crescimento, também comemorou a iniciativa: “Se todos fizermos um bom trabalho, empreendedores do setor e governos estaduais e federal, poderemos destacar a Rota das Emoções e transformá-la em um grande pólo turístico capaz de atrair muitos visitantes internacionais, sobretudo neste momento em que o Brasil é um destino altamente atraente lá fora”, afirmou.
A Rota das Emoções integra 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará, e é constituída por uma área de 10.477 km², com população de 495,6 mil habitantes. Por meio dela, é possível vivenciar a cultura e culinária do povo nordestino, além de visitar paraísos naturais, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e a Praia de Jericoacoara (CE).