O maior percentual de emissores de turistas do Brasil se concentra na região Sudeste, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo. O estudo, realizado em março de 2017, mostra que mais da metade dos brasileiros (55,4%) já realizou pelo menos uma viagem pelo país, mas quando a área abrangente passa a ser os estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o índice entre os viajantes sobe para 70%. O Nordeste ocupa a segunda posição no ranking, com 54,5% de viajantes declarados.
Além do levantamento sobre a emissão de viajantes, a pesquisa também levantou os percentuais de escolha dos destinos, confirmando a preferência nacional por dois segmentos: ‘sol e praia’ e ‘natureza’ (campo). Viagens para o litoral, por exemplo, atingiram números superiores a 70% em todas as regiões do país – com destaque para as regiões Norte e Centro-Oeste.
Fatores considerados essenciais para a escolha do destino também foram apontados no relatório. Entre os que receberam maiores notas em todo o país estão: facilidade de acesso, beleza da paisagem, hospitalidade e diversidade de atrações históricas. Para os moradores do Sudeste, por exemplo, quesitos como a segurança (9,1) os preços (8,8) e a infraestrutura (8,8) foram os de maior importância.
Ao considerar os mais de dois mil entrevistados, a pesquisa relatou 44% de brasileiros que nunca viajaram e 49,4% que fizeram pelo menos um passeio ao ano. Quando o assunto é frequência, os nordestinos ganham a disputa por pegarem a estrada semanalmente. Para eles, o carro é o principal meio de transporte utilizado, diferente das regiões Sudeste, aonde o ônibus é o mais comum e, na Amazônia, em que o avião predomina.