A Festare Consultoria, parceira da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), oferece consultores preparados para compartilhar experiências e técnicas, por meio de treinamentos para equipes e estudos de negócios, para melhorar o atendimento das hotelarias brasileiras.
Atuando junto a hotéis, pousadas, resorts e restaurantes, a empresa tem o foco na busca de resultados para os clientes, promovendo metodologias estratégicas, com a fusão de conceitos teóricos aliados à prática.
Durante a pandemia, a Festare disponibiliza suporte para nortear sobre os principais fatores que modificarão as operações relacionadas à hospedagem com a reabertura dos empreendimentos. Confira:
1. Gestão da área Comercial, Vendas e Marketing
Neste momento de retorno e de baixa nas vendas, causada pela crise de surtos e de saúde se faz necessário e importante que você redobre o relacionamento com seus clientes para mostrar o quando você se importa. Fazer isso é imperioso para todos os hotéis. Você deve usar de todas as ferramentas, e-mail, redes sociais e ferramentas de marketing para comunicar-se com seus clientes.
2. Gestão, Administração e Finanças
Restabelecer ocupação mínima para atingir o ponto de equilíbrio e pagar seus custos, sabendo reduzir, para isso se faz necessário saber quais serviços podem ser enxugados ou oferecidos a parte, para que sua tarifa permaneça competitiva. Pense também em criar novos serviços que facilitem a vida do seu hóspede frente a situação da pandemia, torne viável manter qualidade e rever despesas.
3. Gestão de Alimentos e Bebidas
– As refeições, lanches, cafés, bebidas e alimentos em geral devem estar em recipientes prontos para viagem, marmitas ou “pratos feitos” para entrega aos clientes, sendo proibida a modalidade de bufê de autosserviço (self-service);
– Não poderão disponibilizar autoatendimento de produtos não embalados aos clientes. Os alimentos e bebidas são entregues na porta do quarto. Mas para poder entrar no hotel, os ingredientes devem passam por um rigoroso processo de desinfecção e higienização;
– A disponibilização de pratos e talheres deve ser feita de modo a minimizar os riscos de contato. Por exemplo, em restaurantes self-service, os talheres podem ser ofertados em sacos de papel ou plástico;
– O cardápio das refeições deve ser montado por cozinheiros e nutricionistas, que tem como objetivo elaborar uma alimentação perfeitamente balanceada e segura;
– Adoção de horários alternativos para a entrada dos funcionários e escalas, de forma a evitar que estejam todos ao mesmo tempo no local;
– Caso algum funcionário venha apresentar algum sintoma, seja síndrome gripal, tosse ou febre ele deve procurar imediatamente um médico. Funcionários doentes devem permanecer em casa durante 14 dias. Após esse período de tempo ele está liberado pela autoridade sanitária;
– Todos os trabalhadores deverão usar máscaras de tecido não tecido (TNT) ou tecido de algodão durante todo seu turno de serviço, independentemente de estarem em contato direto com o público. Inclusive no serviço de entrega (room service) recomenda-se que os funcionários que venham a ter contato com os hóspedes ou seu ambiente de moradia utilizem máscara cirúrgica e luvas. Não é necessário usar aquela máscara mais sofisticada, chamada n-95;
– Disponibilizar locais para higiene frequente das mãos, além de dispenser com álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis, inclusive nos pontos de atendimento ao cliente;
– Ampliar a frequência de limpeza e utilizar álcool 70% ou solução de água sanitária nas áreas e bancadas de trabalho;
– Fazer a higiene de pratos e utensílios de maneira correta é essencial. Os funcionários responsáveis pela manipulação dos objetos devem além de usar o uniforme completo, bem como os EPI’s (avental, luvas e máscara,);
– O lixo do room service deve ser retirado com uso de máscara e luvas e deve ser posteriormente incinerado. O problema é a dispensação final, ao ser levado para o depósito de lixo, e que não é no hotel. Quem for no depósito de lixo manipular esse material pode ter alguma contaminação, uma vez que o vírus pode permanecer de sete horas a alguns dias vivo. Isso depende de como é feita a logística de coleta e depósito desse lixo;
– Mantenha o ambiente da cozinha bem ventilado.
4. Ações nos Meios Digitais
As performances digitais vão se tornar muito mais importantes, pois facilitam o relacionamento social e são uma forma das empresas reduzirem seus custos. Na hotelaria, a venda digital já era importante, agora a corrida será mais acirrada, porque muitos hotéis tendem a maximizar seus relacionamentos de transformação digital. Se faz necessário ficar nas primeiras posições quando houver a retomada das ações a serem implementadas.
5. Higiene e limpeza serão essenciais
Os riscos relacionados a limpeza e a higiene serão criteriosamente notados. Além de reforçar a limpeza de apartamentos, áreas comuns e o uso de EPIs para seus colaboradores, também é preciso mostrar o que está sendo feito em relação as novas diretrizes implantadas. Agora, com maior impacto, é hora de muita atenção nos comentários sobre limpeza em sites e canais de opiniões a favor e contra. Recomenda-se farta comunicação visual sobre as providências tomadas e os cuidados a serem seguidos na convivência da estada. Torna-se imperioso rever procedimentos de limpeza e higiene bem como treinar toda a equipe na sua aplicação e manutenção. A legislação é bem específica e detalha os procedimentos necessários.
6. Readaptação nas concentrações de eventos e reuniões
Pequenos eventos deverão se recuperar mais rapidamente, porém grandes eventos devem ser não só evitados, como devem ser proibidos por algum tempo. A adaptação dos seus centros de eventos para eventos dentro da anormalidade pode ser uma opção. Outra opção interessante, pode ser transformar esses espaços empresariais em espaços de trabalhos remotos.
7. Colaborador
É no momento de crise que a empresa tem a oportunidade de mostrar ao colaborador o quanto ele é importante para a empresa e quanto ele é parte integrante do seu crescimento.
Todos colaboradores que fazem parte de sua equipe, que trabalham e alavanque seu negócio e faça funcionar em busca do sucesso, você deve se preocupar com a saúde delas transformando-o em um ato de reconhecimento e proteção. E quando essa crise passar, você vai precisar de colaboradores engajados ao seu lado para recuperar o tempo perdido. Por este motivo, incentive um treinamento e aperfeiçoe, com certeza esse sucesso será de todos.