Nesta segunda-feira, dia 12, foi celebrada uma das datas mais importantes para o setor de alimentação fora do lar, o Dia dos Namorados. As mesas de bares e restaurantes de todo o Brasil estavam 30% mais movimentadas, se comparadas às do ano passado, apresentando um crescimento de 20% no faturamento, referente ao mesmo período em 2022. É o que mostra uma sondagem realizada pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
A federação apurou ainda que o ticket médio – indicador de desempenho que fornece o valor médio de vendas por cliente – se manteve em torno de R$ 90 por cliente – o que, na avaliação dos empresários, é considerada uma performance positiva para a data.
“A quantidade de pessoas nos estabelecimentos aumentou, mas o faturamento numa média geral não acompanhou o mesmo crescimento devido à alta da inflação. E, também, porque a maioria dos restaurantes precisou fazer pacotes promocionais, ou seja, diminuindo a margem de lucro”, explica Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
Outro ponto importante no levantamento é que a maioria dos bares e restaurantes buscou oferecer pacotes que foram além do âmbito gastronômico, incluindo a experiência de luz de velas, música ao vivo e brindes para os casais.