A crise econômica somada às novas tendências e à exigência dos consumidores do setor de alimentação fora de casa têm feito com que empresários do Mato Grosso “abusem da criatividade e empreendedorismo” na busca por ambiente e serviço de melhor qualidade. A afirmação é do presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT), Eduardo Magalhães.
Ele afirma que o mercado de alimentação tem apontado uma maior procura e relevância no comércio mato-grossense, apresentando uma vasta concorrência – e isso tem permitido a criação de serviços e ações diferenciadas para atrair e fidelizar a clientela. “Constatamos a realização não apenas de promoções, mas de eventos alusivos a algumas datas comemorativas e outros serviços, como inovações nos cardápios e delivery em locais que até então não existiam”, afirma.“A crise economia afetou o movimento no setor, mas também é preciso destacar que o consumidor, ainda que esteja mais contido, preza pelo entretenimento, e tem se esforçado para manter seus momentos de descontração. Os empresários, obviamente, aproveitaram a oportunidade de cativar o público e aumentar o faturamento”, conclui.
O empresário acredita que há espaço para novos estabelecimentos, uma vez que sempre há quem “procure por inovação e por tradição”. Para Magalhães, a variedade do setor alimentício é uma demanda do consumidor mercado mato-grossense, o que levou ao surgimento de diversos estabelecimentos especializados em comida japonesa, hambúrguer caseiro e paleterias mexicanas. Agora, diz, a tendência é que os empreendedores invistam em espaços mistos, nos moldes do que já existe em São Paulo, oferecendo um mix de restaurantes self-service, padaria e loja de conveniência.