FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Classe C*, poder de compra e alimentação: Motivações de decisão, hábitos, preferências dentro e fora do lar

Compartilhe essa publicação:

Crédito/Foto: AdobeStock

Recentemente nos indagaram sobre a diferença dos hábitos de consumo entre as classes sociais… Como especialistas no setor, nos debruçamos, inicialmente, sobre os fatos e dados que temos em nossa última pesquisa realizada entre os dias 19 a 26 de setembro de 2022, em uma metodologia quantitativa online, que abrange o Brasil todo e 1.045 entrevistas com consumidores a partir de 18 anos de idade, das classes A, B e C, sendo 40% da Classe C.

A pesquisa revelou que para o almoço em dias úteis, os locais em que os respondentes costumam frequentar com a intenção de se alimentar foram: primeiramente em casa, seguido pelos restaurantes de autosserviço (quilo ou preço fixo) e pelos restaurantes e lanchonetes de serviço rápido. E ainda, com uma relevância de 21% das respostas da amostra total, tivemos os restaurantes de serviço completo (com garçons) — neste caso, 16% dos respondentes da classe C informaram frequentar este tipo de local para o seu almoço em dias úteis.

Locais que costumam frequentar — ALMOÇO EM DIAS ÚTEIS Classe A (159) Classe B (469) Classe C (417) Total (1045)

Em casa 31% 47% 57% 49%

Restaurante de autosserviço 44% 40% 24% 34%

Restaurante de serviço rápido 35% 41% 23% 27%

Restaurante de serviço completo 31% 22% 16% 21%

Antes de prosseguir nas investigações para outras ocasiões de consumo é importante registrar quais foram as três principais motivações apontadas por estes consumidores na pesquisa, que os levam a consumir presencialmente em bares, restaurantes, lanchonetes e outros locais do foodservice:

  1. Encontro com amigos e familiares
  2. Pratos/ Menus novos e inovadores e/ ou que não podem ser reproduzidos em casa
  3. No terceiro lugar, tivemos um empate estatístico entre:

Ambientes com conceitos novos e interessantes

Almoço por conveniência/ necessidade

MOTIVAÇÕES PARA CONSUMIR PRESENCIALMENTE EM BARES, RESTAURANTES, LANCHONETES (FOODSERVICE) Classe A (159) Classe B (469) Classe C (417) Total (1045)

Encontro com amigos e familiares 65% 63% 65% 64%

Pratos/ Menus novos, inovadores, não reprodutíveis 49% 51% 34% 44%

Ambiente com conceitos novos e interessantes 40% 38% 30% 36%

Almoço por conveniência/ necessidade 42% 33% 30% 33%

Tendo estas motivações na mente, nos aprofundamos, portanto, em outras ocasiões de consumo relevantes, como celebrações de aniversários, encontro com amigos, refeições no dia a dia com a família e alimentação pressionada pelo tempo.

Para o encontro com os amigos, descobrimos que a classe C se comporta da mesma forma que o total da amostra, ou seja, escolhe primeiramente ir aos restaurantes de serviço completo/ com garçons e em seguida frequenta os restaurantes de serviço rápido/ sem garçons.

Locais que costumam frequentar — ENCONTRO COM AMIGOS E FAMILIARES Classe A (159) Classe B (469) Classe C (417) Total (1045)

Restaurante de serviço completo 53% 54% 40% 48%

Restaurante de serviço rápido 45% 43% 37% 41%

Ao analisar o comportamento para as celebrações de aniversário e refeições do dia a dia com a família, temos uma inversão entre o primeiro local e o segundo. Enquanto para a amostra total há maior incidência de escolha respectivamente do restaurante de serviço completo na ocasião de celebração de aniversário e para o restaurante de serviço rápido nas refeições do dia a dia, para a classe C temos o primeiro local sendo em casa nestas duas ocasiões.

Fonte: Jornal Dia a Dia

Scroll to Top