Dólar opera em alta, após anúncio de Haddad como ministro da Fazenda no governo Lula

Compartilhe:

Dólar — Crédito/Foto: Freepik

Por g1

O dólar opera em alta nesta sexta-feira (9), após a divulgação dos primeiros ministros do governo Lula. O nome que mais impacta os negócios no mercado financeiro é o de Fernando Haddad, que assumirá o Ministério da Fazenda no próximo ano. O político já foi ministro da Educação e prefeito de São Paulo.

Os investidores também repercutem a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante a manhã. O indicador oficial da inflação no país subiu 0,41% em novembro em relação a outubro e apresenta alta de 5,90% no acumulado em 12 meses.

Às 11h30, a moeda norte-americana registrava variação positiva de 0,85%, cotada a R$ 5,2605. Veja mais cotações. No mesmo período, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, operava também operava em alta.

Na quinta-feira, o dólar teve leve alta de 0,22% e encerrou o dia vendido a R$ 5,2160. Com o resultado, a moeda passou a acumular alta de 0,28% no mês, e queda de 6,44% no ano frente ao real. Na semana, tem alta de 0,02%.

LEIA TAMBÉM:

 

Crédito/Fonte: Valor Pro

O que está mexendo com os mercados?

No cenário político, as atenções estão voltadas para o anúncio dos primeiros ministros escolhidos pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, que aconteceu no final da manhã desta sexta. O principal nome esperado pelo mercado era o do próximo responsável pelo Ministério da Fazenda, cargo que será assumido por Haddad.

O futuro ministro concorreu pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo de São Paulo nas eleições deste ano, quando perdeu para Tarcísio Freitas, candidato do Republicanos, ex-ministro de infraestrutura.

Antes disso, já tinha concorrido à Presidência da República, em 2018, mas foi derrotado por Jair Bolsonaro. Haddad foi ministro da Educação, entre 2005 e 2012, e prefeito do município de São Paulo de 2013 a 2016.

Nascido em São Paulo (SP), Haddad, de 59 anos, se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), se especializou em Direito Civil e fez mestrado em economia e doutorado em filosofia pela mesma universidade.

A pasta do Ministério da Fazenda será criada a partir do desmembramento do atual Ministério da Economia – que também dará origem às pastas de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Leia mais

Rolar para cima