
Por Carolina Pêssoa – Repórter da Rádio Nacional – Rio de Janeiro
Para promover o turismo do estado do Rio de Janeiro nos próximos 10 anos, o governo do estado do Rio lançou a Campanha “Apaixone-se pelo Rio”. Durante o evento, o secretário de Turismo do estado, Sávio Neves, apresentou uma série de iniciativas para manter o Rio de Janeiro como vitrine do Brasil, entre elas um investimento de US$ 100 milhões de dólares por ano, cerca de R$ 500 milhões.
“Esse é um investimento mínimo para que o estado faça frente à concorrência mundial. Só para vocês terem uma ideia a cidade de Cancún gasta hoje um orçamento de US$ 500 milhões de dólares de promoção. Para não falar da Ilha da Madeira, para não falar aqui da Patagônia aqui na Argentina, que sempre tem um investimento muito maior que a gente, e o turismo é uma disputa comercial”
Sávio também destacou a confecção de um calendário de eventos nacionais e internacionais.
“O Rio de Janeiro precisa de um grande calendário de 12 eventos por ano, 1 por mês forte, do tamanho de um carnaval, do tamanho de um Rock in Rio”.
Outros pontos abordados foram o fortalecimento do turismo no interior, a ampliação de voos, investimentos em segurança, infraestrutura e acessibilidade e a criação de um programa de qualificação profissional no estado.
Edição: Jacson Segundo / GT Passos