Turistas aquecem a economia de Balneário Camboriú

Compartilhe:

Foto: Divulgação/PMBC

Por BCéMais
Não é de hoje que a temporada de verão em Balneário Camboriú tem conquistado turistas de diversos lugares do mundo. Eles chegam atraídos pela infraestrutura da cidade, que garante natureza, lazer, segurança e boas compras. Dessa forma, a renda e as oportunidades de empregos em Balneário Camboriú também crescem nesta época do ano.

A cidade, que é uma das mais procuradas do litoral, vê a população crescer em até quatro vezes durante o período. Além disso, o comércio, a hotelaria e o setor de serviços também se beneficiam com a chegada dos turistas.

Geração de emprego durante a temporada

Com o elevado número de turistas que visitam Balneário Camboriú durante a temporada de verão, ganham os trabalhadores, já que a cidade abriu mais de mil vagas de emprego para atender à demanda. Segundo dados do Sistema Municipal de Empregos de Balneário Camboriú (SIME), em 2021, foram encaminhadas 5.263 pessoas para vagas de emprego em Balneário Camboriú.

Somente em janeiro de 2022, 474 candidatos foram encaminhados para vagas abertas principalmente por demandas geradas pelo aumento do número de visitantes. Os números altos foram registrados desde o final do ano passado, quando, em dezembro de 2021, foram encaminhados 366 trabalhadores e, em novembro de 2021, foram encaminhados 429 às novas oportunidades.

Dessa maneira, sobra oportunidade para profissionais qualificados. Além disso, na orla, os ambulantes que trabalham nesta temporada passaram por sorteio e trabalham com alvará.

Vantagens de escolher Balneário Camboriú como destino
Balneário Camboriú conta com a certificação Safe Travels, que indica a prática de protocolos sanitários internacionais de combate à Covid-19. Essa certificação é uma das preocupações de muitos turistas que pretendem viajar mesmo durante a pandemia. Com isso, a cidade se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil nesta temporada de verão.

O alargamento da faixa de areia foi outro diferencial desta temporada. Entregue no final do ano passado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, a nova orla conta agora com uma faixa de areia quase três vezes maior do que o tamanho anterior, que antes tinha 25 metros e agora tem 70 metros. Ao longo dos 5,8 quilômetros da orla, o aumento aconteceu justamente pela necessidade de ampliar a praia, dando assim mais opções de lugares na praia com sol para que moradores e turistas possam aproveitar.

Com todos esses atrativos, o turismo em Balneário Camboriú, aos poucos, recupera sua força. Em janeiro de 2022, 453.878 visitantes estiveram na cidade. O que quer dizer que a cidade praticamente triplicou o número de habitantes neste verão. O quantitativo é 29,9% superior ao de janeiro de 2021.

Retomada do turismo acontece de forma gradual em todo o mundo
Os números de visitantes do ano de 2021, no entanto, são inferiores aos de janeiro de 2020, quando não havia pandemia. Naquele período, visitaram Balneário Camboriú 597.134 turistas, número ainda superior mesmo quando comparado com os de visitantes deste ano.

Como estamos ainda na pandemia, a retomada do turismo vem acontecendo de forma gradual, assim como nos demais destinos do mundo. Porém, no início deste ano, a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou que o desempenho global do setor em 2021 teve uma alta de 4%, em comparação com 2020.

Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Geninho Goes, é importante observar que ainda se vive uma pandemia, porém, o cenário se mostra favorável. “Estamos muito animados. Ainda sofremos os efeitos da pandemia, mas os números indicam uma retomada forte. A recuperação da faixa de areia da Praia Central, a consolidação dos atrativos da iniciativa privada e a entrada em funcionamento do Centro de Eventos em breve mostram que nos preparamos para o retorno e vamos colher os frutos logo adiante”, diz o secretário.

Ocupação dos hotéis em Balneário Camboriú
O município contou com quase a totalidade dos leitos de hotel ocupados neste verão. No primeiro mês de 2022, a rede hoteleira de Balneário Camboriú registrou uma ocupação média de 84,96%, bem superior à registrada no mesmo período do ano anterior, que foi de 46%, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindisol).
Atrações turísticas de Balneário Camboriú também tiveram crescimento de público. No Cristo Luz, o aumento foi de 107%. O incremento ocorreu em outros atrativos, como o Parque Unipraias (51%), FG Big Wheel (19,92%) e Oceanic Aquarium (14%), conforme levantamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento do Município. No comércio, o Sindilojas aponta expansão de 73%, com destaque para as três primeiras semanas de janeiro.

Quem visita Balneário Camboriú
A maioria dos turistas que visitam Balneário Camboriú são brasileiros. O turismo doméstico teve um crescimento de 269% neste ano. Balneário Camboriú recebeu 3.416 passageiros brasileiros em janeiro de 2021 e 12.624 em janeiro de 2022, conforme dados do Portal de Informações Turísticas (PIT).

Ao contrário de temporadas de verão anteriores, quando a Argentina era o país que mais enviava turistas a Balneário Camboriú, neste ano, é do Paraguai o maior contingente de estrangeiros vindos de ônibus. Em janeiro, desembarcaram de veículos de excursão 4.589 paraguaios e 521 argentinos, segundo levantamento do PIT.

Fonte: G1

Leia mais

Rolar para cima