Economia energética e liderança foram os temas Encontro FBHA em Fortaleza

Compartilhe:

A quarta edição do Encontro – Excelência na Qualidade em Serviços para os Segmentos de Hospedagem e Gastronomia, promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), aconteceu no dia 22 de maio, em Fortaleza, abrindo o Roadshow Turismo. Com boa presença de público, dessa vez, o evento teve como temas principais “Eficiência Energética na Hotelaria” e “Liderança de Atitude”.

Os temas escolhidos são sugeridos pelos sindicatos com o objetivo de se levar aosempresários novas informações, tecnologias, produtos e ações de marketing que podem ser aproveitadas pelos empreendimentos. “Marcamos o Encontro FBHA antes do Roadshow, pois dessa forma os hoteleiros também podem interagir com os agentes de viagens e as operadoras, como a Trend, por exemplo”, afirmou Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Em sua palestra “Eficiência Energética na Hotelaria”, o consultor da FBHA Ricardo Bezamat falou sobre as diversas ações que os hoteleiros podem tomar para economizar energia. “É importante, em primeiro lugar, conhecer melhor todas as informações sobre o consumo, realizando-se uma análise nas contas de energia para buscar pontos que podem ser mudados. Nossa experiência mostra que, com essa análise, podemos chegar a economizar de 30 a 40% do valor total da conta”, explicou ele.

Segundo o presidente da FBHA, os interessados terão diagnóstico pleno no projeto, com apoio e valores subsidiados para ser contratados através da federação ou do sindicato local filiado. “É uma ação integrada para minimizar os problemas. É preciso ressaltar também que a prática de fracionar é irregular e as penalidades podem chegar até a suspenção do lançamento”, explicou ele.

A segunda apresentação, de Surama Jurdi, teve como tema “Liderança e atitude”. A palestrante apresentou casos de sucesso, onde demostrou que o grande diferencial das empresas de sucesso, na maioria das vezes, está na criação da sua imagem e na formação das equipes. “Motivar os colaboradores é fundamental. Para isso, é preciso valorizá-los de forma que eles se sintam cada vez mais importantes. A integração dos setores também é estratégica, por várias razões, entre elas, a mais importante é diminuir custos e o retrabalho. A missão da empresa deve estar presente no dia a dia. Este é o fator número um das empresas de sucesso”, afirmou.

Para Manoel Linhares, presidente do Sindhotéis do Ceará, a questão do pessoal está na pauta do dia, assim como a construção de novos hotéis no estado. Segundo ele, a Copa do Mundo deverá abrir cerca de 1.150 vagas temporárias no setor de hospedagem e alimentação no estado. “A hotelaria cearense está capacitada para receber o evento, tanto na parte de mão de obra, como na de infraestrutura. Chegam a 100 milhões os investimentos em seis novos hotéis em construção”, finalizou ele.

Veja mais imagens do Encontro FBHA em Fortaleza

{igallery id=8049|cid=6|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

Leia mais

Rolar para cima