Recife foi a capital que recebeu a terceira edição do Encontro – Excelência na Qualidade em Serviços para os Segmentos de Hospedagem e Gastronomia, promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). O evento antecedeu o Roadshow Turismo 2014 que teve o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Segundo Julio Crucho, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Pernambuco (SHRBS-PE), filiado à FBHA, o evento mostra a necessidade dos empresários em consultar os especialistas para resolver os temas maisimportantes. “Debatemos assuntos que são preocupação constante nos hotéis, em especial a questão da manipulação de alimentos e da eficiência energética, já que tivemos aumentos no custo da energia neste ano”, complementou ele.
Ministrada pela doutora em Nutrição, Irineide Carvalho, a primeira palestra abordou a importância da qualidade dos alimentos e teve como objetivo preparar os hoteleiros para os riscos de contaminação de alimentos. “Sabemos que na indústria isso é controlado pelos processos. Quando isso passa por uma cozinha, fica ainda mais importante”, afirmou a especialista, que explicou que a melhor maneira de economizar é procurar resolver os problemas no início. “É necessário ter cuidado desde a escolha de produtos, origem, recepção, armazenamento, preparação até chegar a mesa do consumidor”, contou. Após ensinar os principais métodos de conservação e as melhores maneiras de utilizá-los, Irineide ressaltou que a grande maioria das contaminações podem ser evitadas com alguns cuidados básicos.
A segunda palestra foi de Geise Belo, chefe de controle de alimentos e produtos da Anvisa, que falou sobre a “Qualidade nos Serviços de Alimentação”, citando os resultados do projeto de categorização e boas práticas que está sendo realizado com os empreendimentos da capital pernambucana. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade e segurança alimentar dos restaurantes”, afirmou ela.
Em seguida, Cléria Santos, assessora Parlamentar da FBHA, realizou sua apresentação com o tema foi “A importância da integração entre o setor de hospedagem e alimentação com o Poder Legislativo”. Ela falou sobre os principais projetos de Lei que tramitam no Congresso e a responsabilidade do empresariado em participar ativamente da questão junto aos deputados e vereadores.
No encerramento do evento, o consultor da FBHA, Ricardo Bezamat, falou sobre “Eficiência Energética na Hotelaria”. Ele começou com um panorama do setor, citando o uso massivo das termoelétricas: “O uso das termoelétricas irá aumentar os custos que deverão ser repassados para os consumidores em 2015”, afirmou ele. Ele enumerou aos hoteleiros uma série de ações que podem ser feitas para economizar entre 30 e 40% nos custos com energia. “Isso pode ser feito sem diminuir o conforto dos hóspedes”, finalizou ele.
Marluce Magalhães, coordenadora do escritório de São Paulo da FBHA; Manoel Linhares, Rubia Mendes, gerente de projetos do Sindhoteis Ceará e Vanessa Paganelli, assessora técnica de Turismo e Hospitalidade da CNC
Veja mais imagens do Encontro FBHA em Fortaleza