80% dos restaurantes e bares analisados recebem selo “A” ou “B” da Anvisa

Compartilhe:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou recentemente a nova categorização de 2.075 restaurantes, lanchonetes e bares em 26 cidades, incluindo 11 que estão recebendo jogos da Copa do Mundo. Apenas Salvador não aderiu à pesquisa. “Os estabelecimentos receberam classificações “A”, “B” ou “C”, de acordo com o número de exigências cumpridas. Os consumidores já podem ver o selo com essas notas afixados em locais visíveis nesses locais, além de poder consultar as categorias no site da Anvisa”, explicou Alexandre Sampaio. Do total de 1.919 estabelecimentos avaliados, 38% foram classificados com a nota A; 41% na B; 15% na C; e outros 6% foram considerados pendentes, por terem alto número de falhas.

Além dos restaurantes, também foram analisadas 156 lojas nos aeroportos das cidades-sedes da Copa do Mundo (incluindo Salvador e excetuando-se Natal), completando um total de 2.075 analisados. Fora os pendentes, as outras classificações se enquadram nas regras de vigilância sanitária. Pelo menos 10% dos estabelecimentos de cada cidade-sede foram avaliados. No Distrito Federal, participaram da avaliação 152 estabelecimentos.

A Anvisa se baseou em experiências de outras cidades, como Los Angeles, Nova Iorque e Londres. A avaliação consistiu em duas etapas. A primeira, feita de agosto a janeiro, quando foram apresentadas aos restaurantes as notas iniciais. Depois, foi feita uma segunda avaliação, de janeiro a maio, com as categorias definitivas. “O resultado foi satisfatório. A quantidade de estabelecimentos com nível A, por exemplo, subiu de 16% para 38%, e a de pendentes caiu de 15% para 6%. De um modo geral, os resultados mostram que 49% dos estabelecimentos melhoraram, 40% se mantiveram estáveis e 11% pioraram, na comparação do primeiro com o segundo ciclo”, finalizou Alexandre Sampaio.

Leia mais

Rolar para cima