O potencial do turismo como impulsionador do comércio, uma atividade econômica importantíssima para o desenvolvimento e o crescimento do País, é o mote da mais nova campanha publicitária da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entidade máxima de representação do setor terciário (comércio, serviços e turismo) e à qual a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é filiada.
“Quando uma pessoa viaja, uma cadeia de comércio se desenvolve em sua volta”, diz o vídeo da campanha, que endossa a tese defendida pela FBHA: o turismo não só é uma atividade turística importante e estratégica para o Brasil como é a atividade que tem as melhores chances de reverter o atual cenário econômico de recessão, já que, este ano, houve uma alta na procura do País como destino turístico.
A campanha mostra que as duas atividades, comércio e turismo, se retroalimentam e ajudam a criar oportunidades de negócios, emprego e renda para os brasileiros.
É por isso que, na CNC, comércio e turismo sempre estiveram juntos. Além da FBHA, que é filiada à CNC e há mais de 60 anos representa e defende os empresários brasileiros do setor de hospedagem e alimentação, a CNC atua em prol do turismo por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), que reúne entidades, associações e profissionais de destaque e que é comandado pelo presidente da FBHA, Alexandre Sampaio. Já as federações estaduais do comércio mantêm as Câmaras Empresariais de Turismo, que atuam de maneira conjunta com as demais estruturas.