Povo hospitaleiro, belíssimas praias, cidade organizada, com ruas arborizadas, orla preservada por uma legislação que limita a altura dos prédios e uma rica arquitetura barroca, datada do século XVI. A pacata João Pessoa, de 1,2 milhão de habitantes, desponta como um forte e importante destino turístico para o Brasil. E, em paralelo ao crescimento na busca dos turistas pela capital paraibana (a Gol já anunciou a inclusão de cinco novas rotas para e do aeroporto internacional da cidade), os empresários da área preparam-se para oferecer serviços de excelência, a altura da qualidade com a qual os moradores estão acostumados.
No último dia 11 de fevereiro, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de João Pessoa, Graco Parente, participou da inauguração da Escola Cidadã, uma instituição pública de ensino médio que oferecerá cursos profissionalizantes – inicialmente, em Gastronomia e Vendas. Para o empresário, um entusiasta do modelo de formação de profissionais no ensino médio, a escolha dos dois cursos beneficiará toda a cadeia do turismo: “A gastronomia está mais diretamente ligada ao nosso dia a dia turístico, mas o processo de vendas perpassa toda a atividade, do garçom de um restaurante ao setor de reservas de um hotel”, disse. Parente comprometeu-se a participar de forma ativa do dia a dia dos alunos, ministrando palestras sobre empreendedorismo, com a participação de outros empresários, e criando uma ponte entre o sindicato e as suas empresas filiadas, para facilitar a oferta/procura por vagas de estágio.
O município
Muitas são as razões para se conhecer João Pessoa. Quem gosta de praia deve saber que, lá, o sol nasce primeiro, a areia é muito clara e a água possui uma temperatura irresistível para o banho de mar. Os estudiosos da geografia podem conferir a Ponta do Seixas, famoso ponto turístico localizado no extremo mais oriental das Américas. Bem ao lado está o farol do Cabo Branco, uma construção da era militar que oferece uma vista belíssima da orla e do oceano Atlântico – imperdível para fotógrafos profissionais e amadores. O município nordestino possui, ainda, duas grandes reservas de Mata Atlântica, que já lhe valeram o título de “segunda capital mais verde do mundo”, com mais de 7m2 de floresta por habitante, atrás somente de Paris, na França.