As perspectivas para o turismo nacional com a realização dos jogos olímpicos e paraolímpicos não poderiam ser melhores. As oportunidades vão além da cidades-sedes: a tocha olímpica percorrerá mais de 300 cidades, ao longo de 95 dias, favorecendo a divulgação dos atrativos locais – no total, considerando as duas competições, mais de 28,3 mil profissionais de mídia acompanharão e estarão de olho em todo o que for relacionado aos jogos. A audiência do evento está estimada em 5 bilhões de pessoas em todo o mundo. O Brasil deve receber 500 mil turistas estrangeiros durante o período das Olimpíadas – e 1 milhão ao longo do ano.
Ontem, dia 23 de fevereiro, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, apresentou alguns dados sobre a perspectiva do trade turístico em relação ao evento mundial, em um painel que contou com a participação do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, durante o 5º Fórum do Setor de Feiras e Eventos, em São Paulo.
Com o tema “Agenda positiva das Olimpíadas e benefícios para o Turismo”, o painel divulgou os grandes números que consolidam o cenário favorável para ser aproveitado pelos empresários do setor.
Para Nuzman, as empresas que trabalham com turismo devem trabalhar não apenas a cidade do Rio de Janeiro, mas todo o Brasil: “Em Sidney, no ano 2000, o governo criou uma série de pacotes que foram aproveitados por muitas pessoas. Eu, mesmo, fiquei mais três dias após o evento”, afirmou, citando ainda os exemplos de Pequim e Atenas como localidades que aproveitaram as oportunidades geradas pelo evento.
Alexandre Sampaio está otimista com a realização das Olimpíadas e Paralimpíadas: “O potencial turístico do Brasil para este ano é muito grande, pois a procura por destinos nacionais tem crescido sobretudo entre os estrangeiros – numa relação direta entre a curiosidade para conhecer o País ou voltar a destinos já visitados e a desvalorização do real frente ao dólar. Neste momento de crise, o turismo dá provas de que pode ser o grande impulsionador da economia, impulsionando as outras atividades produtivas”, afirmou.
* Com Mercado e Eventos