A edição 2016 do Dia do Vinho, evento realizado pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, teve seu lançamento oficial, em 22 de março, como uma das atrações do Circuito Brasileiro de Degustação (CBD), em Porto Alegre.
Esse ano, Vila Flores passa a ser o décimo município da Serra Gaúcha a participar da iniciativa que integra três cadeias econômicas simultâneas – vinícola, gastronômica e turística – entre a região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, a Campanha Gaúcha, Porto Alegre (RS) e, desde 2015, o Roteiro do Vinho de São Roque (SP). As festividades acontecerão entre os dias 20 de maio e 5 de junho.
Graças à proposta de eventos integrados, o Dia do Vinho também compartilha vantagens com as festividades de cada município participante. Um exemplo é o que aconteceu em Flores da Cunha, onde as cerca de 30 mil pessoas que circularam pela cidade durante a romaria de Corpus Christi, em 2015, puderam aproveitar hotéis, restaurantes e vinícolas com tarifas promocionais, descontos e cardápios especiais. A data se repetirá em 2016, com um acréscimo importante em município vizinho: coincidindo, no dia 26 de maio, com a romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, que costuma receber mais de 250 mil pessoas.
Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003.
Fonte: Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho