Círio de Nazaré: hotéis têm expectativa de 95% de ocupação

Compartilhe:

Faltando menos um mês para o período do Círio de Nazaré, em Belém, o Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS-PA), afiliado à FBHA, realizou uma pesquisa que estimou que a taxa de ocupação da cidade chegará aos 95% até o fim de semana do evento, que será realizado nos dias 8 e 9 de outubro.

A avaliação aponta uma atual taxa média de 65% de reservas efetuadas, porém, só 30% do total foram confirmados até a última semana, porcentagem menor do que nos anos anteriores – no mesmo período no ano passado, esta porcentagem foi de 80%. Apesar disso, a expectativa para o evento é cada vez maior: “Mês passado foi realizado o Congresso Eucarístico e milhares de turistas estiveram em Belém. Isso, com certeza, é um cartão de visitas para o Círio”, afirma Fernando Soares, assessor jurídico do SHRBS-PA.

A presença destes turistas na cidade alavanca a economia em setores de alimentação fora do lar, bares, boates e casas de show, além de ser a melhor temporada para o setor de hospedagem. “Alguns hotéis oferecem pacotes de viagem com inúmeras vantagens que valem a pena conferir, como o Almoço do Círio gratuito, que já é um atrativo além da participação nas romarias”, ressalta Fernando, que também comenta que pacotes de hospedagem para grupos grandes também são mais vantajosos.

Além das taxas de ocupação, foi constatada a redução da média de dias em que os turistas ficam na capital, que variava de 7 a 10 dias e, nos últimos anos, foi reduzida para entre 4 a 6 dias. “A passagem aérea aumentou muito, sem falar da crise que estamos passando, e o público desse evento são famílias ou, pelo menos, marido e mulher: é entendível que a solução para continuar viajando seja diminuir o tempo”, comenta Fernando. Apesar desse fato influenciar diretamente o setor, o assessor confirma que a expectativa continua sendo muito grande, entre 95% e 100% em meios de hospedagem.

Leia mais

Rolar para cima