Após conferir a experiência do Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid (Espanha), o ministro do Turismo, Marx Beltrão, deseja replicar o modelo nos principais estádios brasileiros. Beltrão levou a iniciativa ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo del Nero, e o primeiro foco é justamente o maior templo do futebol no Brasil: o Maracanã. O estádio, que já recebeu duas finais de Copa do Mundo e quatro cerimônias olímpicas, vive um momento turbulento com a troca de concessionário, mas estaria pronto para receber turistas nos próximos meses.
Na capital espanhola, o estádio do Real Madrid vive situação completamente oposta: o Bernabéu é a atração turística que mais fatura na cidade, com € 16 milhões (aproximadamente R$ 53,4 milhões de reais) apenas em 2016. Por aqui, a ideia é utilizar estádios construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014 como palco para exposições sobre a história do futebol brasileiro.
De acordo com Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, as arenas da Copa e das Olimpíadas representam um legado que precisa ser aproveitado: “podemos utilizar os centros esportivos como espaços de excelência para receber atletas de todo o mundo, e transformar o Brasil em referência para treinamento de alta performance da América Latina”, afirma.
“Nós estamos no país do futebol. Por isso, nada mais justo que trabalhar os estádios turisticamente, atraindo visitantes do país e de todo o mundo para conhecer mais a fundo nosso futebol”, afirmou o ministro Marx Beltrão. O Ministério do Turismo pretende ser parceiro da CBF, governos e concessionários para estruturar os estádios com museus, lojas e restaurantes, para atender os turistas.