Rio Grande do Sul inicia colheita de uvas, em safra que deve render 600 mil toneladas

Compartilhe:

Começa no próximo sábado (4), a partir das 9h, o Ato Oficial da Abertura da Colheita da Uva no Estado do Rio Grande do Sul – Safra 2016/2017. Realizado em esquema de rodízio pelas regiões produtoras da fruta, desta vez o evento acontece em Monte Belo do Sul. Após a cerimônia, a colheita começa de forma simbólica em uma das propriedades do município. A atividade integra o calendário de eventos do Governo do Estado, instituído pelo Decreto 48.838/2012.

Estimativa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) revela que neste ano, os produtores do Rio Grande do Sul devem colher mais de 600 milhões de quilos de uva para a elaboração de vinhos, sucos, espumantes e outros derivados, se aproximando do dobro do que foi colhido em 2016, quando o setor enfrentou uma forte retração na colheita. Os números esperados para este ano retornam ao patamar de 2014, quando foram colhidos 606,1 milhões de quilos da fruta para a produção de bebidas.

Para João Leidens, presidente do SEGH Uva e Vinho, “a hospitalidade aliada ao cultivo das uvas e elaboração de vinhos estão no DNA deste povo desde sua chegada, há mais de 140 anos. Para 2017, mesmo com este momento difícil, aguardamos o aumento de fluxo em 10%”.

Desde junho de 2016, os vinhos da região de Monte Belo, que inclui áreas dos municípios de Bento Gonçalves e Santa Tereza, exibem um selo de certificação de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto de Propriedade Industrial (INPI).

Leia mais

Rolar para cima