Um dos locais brasileiros mais conhecidos e almejados por turistas estrangeiros, o estado do Amazonas ganhará uma campanha publicitária especialmente formatada para promovê-lo nos mercados nacional e internacional como destino turístico.
A iniciativa, do Ministério do Turismo (MTur), contará com um investimento de R$20 milhões e deverá ser finalizada até maio para ser apresentada durante o 14º Encontro de Governadores da Amazônia Legal.
O Amazonas, maior estado brasileiro, tem uma área equivalente ao somatório dos territórios da França, Espanha, Suécia e Grécia, e destaca-se por deter 98% de sua cobertura florestal preservada, além de um dos maiores mananciais de água doce do planeta, proveniente da maior rede hidrográfica do mundo.
No turismo, o estado desta a-se pela realização de diversos festivais, que, em geral, ressalta. A influência do folclore da região. O Carnaval de Manaus, realizado anualmente, conta com desfile de escolas de samba, um tradicional desfile de fantasias e com o Carnaboi, uma mistura de carnaval com o Boi-Bumbá. O Festival Folclórico de Parintins, realizado no município de mesmo nome no final do mês de junho, é outro evento de destaque nacional que movimenta o turismo amazonense – é o segundo maior evento folclórico e popular no Brasil, atras somente do carnaval.
As empresas da cadeia produtiva do turismo no estado, como hotéis, restaurantes e bares, são representadas pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Amazonas (Sindhoteis-AM), afiliado à FBHA, que atua na defesa de um ambiente de negócios cada vez mais próspero.