Integrantes do trade turístico do Mato Grosso assinaram, no dia 23 de abril, um documento com ações e propostas para desenvolver do setor até 2018. Aprovado na FIT Pantanal, o Manifesto do Turismo tem como intuito aumentar a competitividade do turismo mato-grossense no cenário internacional e nacional e promover os produtos da região – seja com seus atrativos, seja com locais turísticos, comida típica ou artesanato.
O documento engloba diversas ações que regionalizam o turismo do estado e cria corredores de ecoturismo como forma de atração de turistas, mas, para ser posto em prática e fazer com que o turismo do estado consiga se estruturar por completo, é necessária a dedicação do trade e das prefeituras regionais.
Alguns locais já foram elencados no Manifesto como corredores de ecoturismo, tais como: Transpantaneira, Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Jaciara e Nobres; Alta Floresta, Paranaíta, Nova Monte Verde, Aripuanã, Cáceres, Curvelândia, Vila Bela da Santíssima Trindade e São José dos Quatro Marcos; porém, alguns dos principais produtos turísticos da região ainda não estão organizados, como Poconé e Nobres, que possuem grande potencial.
Nobres, por exemplo, é comparada a Bonito, no Mato Grosso do Sul, em relação à sua beleza, águas cristalinas e a diversidade de animais aquáticos. Porém, é necessária a regulamentação do destino, para que seja possível proporcionar atrações e passeios aos turistas e, assim, levar um número maior de pessoas para o local – movimentando também o setor de hospedagem do local.
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Mato Grosso (SHRBS-MT), afiliado à Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), que atua na defesa do ambiente de negócios do estado, foi uma das entidades que assinou o Manifesto do Turismo – sendo representada por seu presidente, Eduardo Magalhães.