Com objetivo de mobilizar e conscientizar os profissionais da área sobre a importância de qualificação, o Ministério do Turismo está oferecendo os cursos de Atendimento ao Turista e de Gestão de Turismo, ambos online e totalmente gratuitos.
Neste ano, a novidade é que todas as instituições do setor, públicas ou privadas, podem ser representantes oficiais destas iniciativas e contribuir para a popularização da qualificação.
De acordo com o Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, apoiar a qualificação pode trazer benefícios importantes para o setor no curto e no longo prazo. “A qualificação dos profissionais do setor é essencial para entregar melhores serviços aos visitantes, motivando os agentes e contribuindo para o reforço do turismo local”, disse.
Para ser representante do curso Atendimento ao Turista, a empresa interessada precisa realizar um simples cadastro em brasilbracosabertos.turismo.gov.br/representante. O curso tem carga horária de 80 horas e é dividido em quatro módulos com conteúdo direcionado para a recepção do visitante. O público-alvo são pessoas com idade igual ou superior a 15 anos.
Já o curso de Gestor do Turismo, também totalmente online e gratuito, tem carga horária de 50 horas e abrange temas caros ao setor como Planejamento, Legislação sobre Turismo e Contratações, Elaboração de Projetos e Programas e Ações do Ministério do Turismo. Para ser representante, acesse: gestor.turismo.gov.br/representante.