No último sábado (19) e domingo (20), Varginha foi palco do 2º October Festival (Festival de Outubro). O evento, com entrada gratuita, reuniu as melhores cervejarias artesanais de Minas Gerais, estandes de comidas saborosas e apresentações musicais.
Superando as expectativas, tanto de público, como de vendas, mais de cinco mil pessoas passaram pelo local nos dois dias. Segundo André Yuki, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV) e Conselho Municipal de Turismo de Varginha (COMTUR), “esse tipo de evento fomenta a nossa cidade em vários aspectos, na visibilidade, destacando a Varginha como polo de eventos no Sul de Minas, além de valorizar empresas da região, divulgando a gastronomia e a cultura, e principalmente movimentar o comércio local”, ressaltou um dos principais articuladores dos eventos da cidade.
André Yuki ainda registrou seu agradecimento aos órgãos públicos, privados, às entidades de classes e à imprensa pela grande divulgação.
Sílvio Salgado, proprietário da Cervejaria Du Beato e um dos organizadores do evento, afirmou que há dois anos, quando montou a cervejaria, procurou a Secretaria de Turismo, expondo o sonho em colocar Varginha no circuito da gastronomia, aliada com a cultura da cerveja artesanal. “Foi aí que nasceu a primeira edição do Festival de Outubro. Conheci o André Yuki e foi criada essa parceria que deu certo. Desde então, procuramos nos reunir semanalmente para alinharmos os detalhes do 2º Festival de Outubro, onde selecionamos as melhores cervejarias da região, os melhores restaurantes e a melhor programação musical”, contou.
Ainda de acordo com Sílvio, “ao fim do evento, foi muito gratificante ver que os nossos esforços não foram em vão. A reação do público durante todo o festival nos deixou muito animado. Que venha 2020!”.
Barry Charles, secretário municipal de Turismo e Comércio, conferiu de perto o evento. “A nova tendência no mundo inteiro são os eventos gastronômicos. Além de fomentar o comércio local, atrai turistas para nossa cidade. Realizamos a segunda edição do October Festival e foi um grande sucesso”, ressaltou Barry.
Rafael Félis da Silva, proprietário do Espetruck, afirmou que “o evento foi um sucesso, muito bem organizado e superou todas as nossas expectativas. Os clientes que experimentaram nosso produto gostaram bastante. As vendas foram ótimas! Agora, nossa empresa está bem mais conhecida, fizemos novos clientes e tudo isso devido ao sucesso do evento. O festival nos proporcionou uma visibilidade muito grande e só temos a agradecer a oportunidade e a confiança depositada em nós, da Espetruck Gaúcho. Esperamos estar juntos nos próximos eventos”, agradeceu.
Alex Batista, da Peixaria Pantanal, ressaltou que o evento foi muito bom, tanto em termos de organização, como de vendas. “Todos estão de parabéns. Os shows, as bandas, foi tudo muito legal. O pessoal adorou e espero estarmos juntos novamente no ano que vem”.
O evento é uma iniciativa e realização do Conselho Municipal de Turismo de Varginha (Comtur), com a co-realização do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV) e a Secretária Municipal de Turismo e Comercio (SETEC).
Texto: Ana Luísa Alves