
O Vai Turismo — Rumo ao Futuro fará um diagnóstico dos destinos turísticos em cada estado para elencar as demandas de políticas públicas do setor. O projeto da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) vem sendo realizado em parceria com as Federações do Comércio nos Estados (Fecomércio) e com as 28 entidades que compõem o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC (Cetur). As necessidades identificadas em cada estado serão entregues aos candidatos aos governos estaduais e, as nacionais, aos postulantes à Presidência em 2022.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou que a implantação do projeto já começou em todo o país, liderado pelas Fecomércios nos estados, com a participação dos Conselhos e Câmaras empresariais de turismo, representantes do poder público local e de entidades de cada cadeia produtiva.
— Queremos que o turismo seja inserido de forma perene na agenda governamental e tenha continuidade em políticas públicas, projetos e ações — afirma Tadros.
Com base nos cinco pilares da metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes — governança, tecnologia, inovação, sustentabilidade e acessibilidade — foram feitos diagnósticos de cada estado, considerando informações como disponibilidade de serviços turísticos, comunicação e marketing, planejamento e gestão dos destinos. E, com base nesses diagnósticos, estão sendo realizados os debates para apontar demandas e propostas do setor.
Fonte: O Globo