FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

CNC e Iphan debatem parcerias de incentivo ao turismo em patrimônios históricos

Compartilhe essa publicação:

Crédito/Foto: Vlademir Alexandre/MTur

O objetivo da reunião foi tratar sobre parcerias público-privadas em espaços históricos administrados pelo Iphan, principalmente em estruturas ferroviárias, para ampliar o potencial de destinos turísticos nacionais, beneficiando-os com a criação de cafeterias, livrarias, museus, espaço para apresentações artísticas e demais espaços que proporcionem ao turista uma experiência cultural em um local histórico. 

Para Alexandre Sampaio, que é responsável pelo Conselho Empresarial de Hospitalidade e Turismo (Cetur) da CNC, diversas entidades que compõem o Conselho teriam interesse em investir na parceria. “O Iphan administra uma variedade muito rica de espaços com potencial turístico, cultural e gastronômico, com propostas de múltipla destinação. O Cetur pode identificar atores dentro do Conselho que são ideais para a concretização dessas parcerias, além de instituições como o Sesc e o Senac, que realizam com excelência trabalhos nessas áreas”. 

O protocolo de cooperação entre Portugal e Brasil, assinado em março de 2020, que instituiu o programa Revive, que pretende recuperar patrimônios históricos e culturais subutilizados para aproveitamento turístico e geração de emprego e renda no Brasil, foi citado por Larissa Dutra como um catalizador de parcerias. “A intenção é que os patrimônios históricos, hoje sem qualquer função, sejam recuperados pela iniciativa privada para utilização de parte do imóvel para empreendimentos turísticos como hotéis, restaurantes, espaços culturais e outros atrativos, e o Revive prevê a concessão não onerosa destes espaços”, disse.

Sampaio ressaltou também que as parcerias público-privadas estão alinhadas com o programa Vai Turismo, iniciativa da CNC que reuniu propostas de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo nacional, contando com a participação de 29 associações empresariais nacionais do turismo e das Federações do Comércio de todos os Estados e do DF, e foram apresentadas aos candidatos à presidência da República e governos estaduais das eleições de 2022.  

A presidente do Iphan, que recebeu em mãos as propostas do Vai Turismo, elogiou o programa e pontuou que esse tipo de iniciativa “é fundamental para que o setor público consiga explorar tantos potenciais turísticos que não são aproveitados por falta de parcerias, dentro dos 1.200 bens tombados e cerca de 600 mil imóveis administrados pelo Iphan”. 

Scroll to Top