
O Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais (SEHG) e o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares em Turismo e Hospitalidade de Ponta Grossa (SindehTur) assinaram, nesta quarta-feira (16), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período 2022/2023.
Daniel Wagner, presidente do SEHG, comemorou a negociação com o sindicato laboral e se mostrou contente com o documento. “O SindehTur ouviu todas as nossas demandas, o que acreditávamos ser melhor para tornar o setor melhor, principalmente em facilitar o dia a dia do empresário diante desse emaranhado jurídico no Brasil”, relatou.
Para Gerry Anderson Taques Ribas, presidente do SindehTur, a negociação coletiva foi importante para o equilíbrio da relação de trabalho. “Buscamos através dela a pacificação dos conflitos perante as interpretações legais divergentes, priorizando sempre alcançar melhores condições de trabalho para toda a categoria”, comentou.
Um dos pontos que tanto empresários quantos empregados aguardam resolução é sobre a questão do aumento salarial. “Buscamos a cada ano simplificar mais a vida dos empresários, reduzindo obrigações e questões burocráticas, para que estes possam ter mais tempo em se concentrar no principal que é atender bem os seus clientes, gerar empregos de qualidade e gerir bem suas empresas maximizando os bons resultados”, pontuou Daniel.
Já Gerry cita que na região, com o cenário de expansão, pós Covid-19, com a abertura diária de novos postos de trabalho, há expectativa com aumento do piso salarial. “Há ainda mais a valorização da categoria profissional como um todo, evitando a insatisfação e possível evasão de mão de obra qualificada”, ressaltou.
Entretanto, na nova CCT ficou definido reajuste de 10% sobre o piso salarial de abril de 2022, a ser pago em duas parcelas, sendo 5% a partir de outubro de 2022 e os outros 5% a partir de abril de 2023.
A Convenção Coletiva de Trabalho completa está disponível no site www.sehg.com.br/cct.