
Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional irá reunir empresários e profissionais de turismo, hospedagem e alimentação
Paraty, município da Costa Verde Fluminense, recebe no dia 30 de setembroa 10a edição do Encontro Fluminense FBHA, que acontece no Sesc Santa Rita, no Centro Histórico, das 8h30 às 18h. O encontro que, ao longo de suas edições, já reuniu mais de 1500 participantes, entre empreendedores, gestores públicos, representantes de entidades de classe, fornecedores e profissionais ligados aos setores de turismo, hospedagem e alimentação fora do lar, oferece uma programação que une troca de informações e network, com palestras motivacionais e técnicas que abordam atualizações de temas pertinentes aos setores e espaços dedicados à articulação entre os participantes e fornecedores.
De acordo com Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o destino Paraty, assim como toda a Costa Verde, é estratégico para o cenário turístico do estado do Rio de Janeiro: “Paraty, assim como os demais municípios que acolheram as edições do Encontro Fluminense FBHA – Macaé, Campos dos Goytacazes, Teresópolis, Niterói, Petrópolis, Armação dos Búzios (em duas edições), Nova Iguaçu e Nova Friburgo – representa um pólo econômico estratégico em sua região. Nosso objetivo com esses Encontros é promover a convergência dos atores dos setores que interagem com o turismo, a fim de promover a integração dos múltiplos elos da sua cadeia produtiva. Essa sinergia é essencial para impulsionar o fortalecimento regional e fomentar o desenvolvimento sustentável das atividades ligadas à hospitalidade, à gastronomia e à valorização da identidade local.”
Em Paraty, o Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional começa às 9h30 com a abertura, seguido da palestra “Autenticidade no turismo como diferencial estratégico: como valorizar o patrimônio cultural aplicando o design regenerativo”, com Luciana De Lamare, cofundadora e presidente do Instituto Aupaba, representante do hub Regenerative Tourism Rio de Janeiro no Inner Development Goals (IDG) e especialista em design regenerativo para turismo.
Na sequência, o vereador Salvino de Oliveira, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, apresenta a palestra “Regulamentação da Hospedagem de Curta Temporada por Plataformas Digitais. O Projeto de Lei n. 372/2025 do Município do Rio de Janeiro”, abordando os impactos e perspectivas da proposta legislativa.
Ainda pela manhã, Fabio Gameleira, coordenador do Sebrae Rio na região da Costa Verde, conduz a palestra “Sebrae em Ação: Impulsionando Negócios na Costa Verde”, destacando iniciativas de apoio ao empreendedorismo local.
Após o almoço por adesão, a programação retorna com a palestra “Polo Sociocultural Sesc Paraty: conexões entre cultura, patrimônio e turismo”, apresentada por Antonio Garcia Couto, gerente do Polo Sociocultural Sesc Paraty, do Departamento Nacional do Sesc.
Em seguida, Jarbas Modesto, consultor do Sebrae RJ e especialista em planejamento turístico, conduz a palestra “Check-in da IA: Do mito à prática”, explorando o uso da inteligência artificial no setor.
Após a apresentação jurídica, o ciclo de palestras se encerra com “Três Pilares da Liderança para Superar Desafios e Alcançar Resultados”, apresentada por Aldenira Mota, doutora em Educação pela PUC-Rio e especialista em soft skills e liderança humanizada. O encerramento está previsto para às 18h.
A edição de Paraty Encontro Fluminense FBHA é realizada e promovida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), com parceria institucional da Fecomércio RJ, Sesc, Senac RJ, apoio do Departamento Nacional do Sesc, Polo Sociocultural Sesc Paraty, Sebrae RJ, Prefeitura Municipal de Paraty e parceria com o Paraty Convention e Visitors Bureau, Associação de Hotéis de Paraty (AHP) e Polo Gastronômico Paraty.
As inscrições são limitadas e gratuitas e podem ser realizadas pelo link: sympla.com.br/evento/encontro-fluminense-fbha—edicao-paraty/3085808.