Ibovespa opera em alta pelo segundo pregão seguido

Compartilhe:

Ibovespa opera em baixa, puxado pelo exterior. — Crédito/Foto: Freepik

Por g1

Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (05), com os investidores ainda repercutindo falas do indicado para a presidência da Petrobras e outros integrantes da equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Às 14h26, o índice avançava 1,48%, aos 106.896 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o indicador subiu 1,12%, a 104.166 pontos, na primeira alta do ano. Com o resultado, o Ibovespa acumula queda de 4,01% nas três primeiras sessões do ano.

O que está mexendo com os mercados?

Depois de um início de pregão turbulento na quarta-feira, os investidores reagiram bem e seguem repercutindo a fala de Prates, que garante que o governo não pretende intervir na política de preços da Petrobras. O indicado à presidência da estatal falou durante a posse do vice-presidente Geraldo Alckmin como chefe do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“A Petrobras não faz intervenção em preços, ela cumpre o que o mercado e o governo criam de contexto. É um contexto. A Petrobras reage a um contexto. A gente vai criar a nossa política de preço para os nossos clientes, para as pessoas que compram da Petrobras”, disse.

Segundo o blog do Valdo Cruz no g1, Prates é visto por conselheiros da Petrobras e pelo mercado como o melhor quadro do PT para comandar a estatal. “Na avaliação de economistas e dos executivos da própria petroleira, Prates entende muito do setor e ganha pontos ao não adotar um discurso intervencionista”, destaca o texto do comentarista de política e economia da GloboNews.

Analistas do BTG Pactual pontuam que as falas de ministros de Lula sobre reforma da Previdência também mexem com o mercado. Ontem, Simone Tebet, que assume hoje como ministra do Planejamento, afirmou que não viu o presidente falar em revisão da reforma da Previdência durante o período de campanha eleitoral, ressaltam os analistas.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse nesta quarta que pretende discutir a “antirreforma” da Previdência, em referência às regras aprovadas em 2019 – o que já foi negado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O IBGE divulgou nesta quinta-feira que a produção industrial caiu 0,1% em novembro. “Para 2023, esperamos a continuidade de uma indústria mais enfraquecida, impactada negativamente pelo aperto das condições financeiras e pela deterioração do cenário global”, comenta a equipe de análise do BTG.

Fonte: G1 – ECONOMIA

Leia mais

Rolar para cima