Turismo assina acordo pela competitividade

Compartilhe:

Nesta terça-feira (01), o ministro do Turismo, Gastão Vieira; o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e o presidente da Embratur, Flávio Dino, assinaram um acordo de cooperação técnica que prevê investimento em estudos técnicos, cursos, certificações e seminários para estimular o crescimento e o desenvolvimento do setor de turismo. A cerimônia ocorreu no auditório do edifício sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

O novo acordo de cooperação prevê a implantação do Programa de Competitividade do Turismo Brasileiro, a partir de fatores como infraestrutura, serviços e equipamentos, políticas públicas, marketing e promoção do destino, além da economia local. A aplicação do índice permitirá o planejamento do setor por gestores públicos.

Estão previstas ainda pesquisas sobre os serviços de hospedagem, impactos da alimentação fora do lar na economia e de agências de viagem, a elaboração de um guia do empreendedor e estudos de investimentos no setor do turismo.

Outras ações que fazem parte do acordo são a qualidade de gestão, com a realização de seminários de sensibilização e mobilização empresarial, normatização e certificação para o setor de alimentação fora do lar e os meios de hospedagem, o turismo de aventura e o ecoturismo, e o fomento ao turismo no entorno de unidades de conservação. O objetivo é certificar os pequenos negócios segundo requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nas ações de promoção e acesso a mercados, o acordo pretende fomentar o Prêmio Nacional de Turismo, como reconhecimento às melhores práticas no setor e ampliar a aplicação da metodologia “Economia da Experiência” em novos destinos, com a realização de viagens técnicas a destinos nacionais e internacionais de reconhecida excelência.

O termo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae tem validade de quatro anos, podendo ser prorrogado por termo aditivo. As instituições signatárias têm um histórico de mais de cinco anos de trabalhos conjuntos oficialmente.

Leia mais

Rolar para cima