Representantes do trade turístico de Goiás aprovaram o conjunto de dez medidas anunciadas pelo governador Marconi Perillo, no início de fevereiro, para incentivar a atividade turística no estado. Para eles, as medidas – cujas ações visam atrair mais de 1 milhão de novos visitantes ao Estado e garantir R$ 1 bilhão de retorno para a economia goiana apenas no ano de 2017 – modernizam a economia do turismo.
Para o presidente do Sindicato de Hotéis do Estado de Goiás (Sihgo) e ex-secretário municipal de Turismo, Luciano de Castro Carneiro, é necessário seguir o exemplo de destinos como Lisboa, que, em alguns anos, deixou a décima posição no ranking das cidades mais procuradas da Europa, e tornou-se o segundo destino mais desejado do continente. “No mundo inteiro, qualquer país saiu da situação de crise impulsionado pelo Turismo. Quem sabe a gente não investe e consegue fazer isso com Goiânia”, afirmou.
O governador afirmou em discurso que Goiânia se encontra abaixo da média nacional em termos de competitividade turística, embora tenha amplo potencial a ser desenvolvido e incentivado. “Esse desenvolvimento implica em crescimento e maior competitividade econômica, mais pessoas empregadas, bem como o aumento da renda e da arrecadação tributária”, explicou Marconi.
Confira abaixo as 10 Medidas do Governo Estadual para o Turismo:
1. Trade Turístico de Goiás
• O convênio com o Trade Turístico de Goiás terá investimento do Governo Estadual no valor de R$ 4,1 milhões e envolverá parceria com cinco entidades responsáveis pela realização dos serviços que objetivam a promoção de Goiás e de Goiânia como destinos turísticos.
2. Plano de Marketing
• Serão destinados R$ 11,5 milhões de reais para a promoção da campanha “Goiás Lindo Demais”, com veiculação do conteúdo pela internet, TV, rádio e mídias impressas.
3. Parques de Goiás
• Investimento de R$ 1 milhão em projetos e melhorias nas unidades de conservação, incentivando a usabilidade dos equipamentos turísticos naturais do Estado.
4. Infraestrutura
• Investimento inicial de R$ 3,2 milhões em plataformas flutuantes, com o objetivo de melhorar o acesso ao Rio Araguaia por meio das cidades de Aruanã e São Miguel do Araguaia. O montante também será utilizado para a implantação da casa do turismo em Goiânia.
5. Circuitos Turísticos
• Com investimento de R$ 9,7 milhões vai fortalecer os circuitos turísticos de Goiás como: festival gastronômico, cavalhadas, circuito cultural, celebrar, criativo, vivências ao ar livre, sertanejo Goiás, circuito empresarial, do conhecimento e o circuito da fé e dos romeiros.
6. Missões Internacionais
• Participação em feiras, promoção dos destinos prioritários e captação de investimentos para o setor.
7. Cooperações Técnicas
• Com foco no aumento da competitividade dos destinos e produtos turísticos de Goiás serão desenvolvidos projetos compartilhados entre empresas goianas.
8. Pesquisas e monitoramento
• Com o objetivo de consolidar melhores resultados do turismo em Goiás, intensificaremos a monitoria dos dados turísticos no estado para melhor nortearmos o planejamento estratégico das ações neste setor.
9. Centro de Tecnologia do Turismo
• O objetivo da implantação deste centro é o desenvolvimento de aplicativos, sites e recursos audiovisuais, a serem disponibilizados para os municípios, com o intuito de aumentar a competitividade dos destinos turísticos em Goiás.
10. Sistema Estadual de Turismo (SET)
• A implantação deste sistema tem como objetivo promover o fortalecimento das instâncias de governanças regionais e colegiados locais, através da sistematização das políticas públicas ligadas ao turismo.