Sucesso em Búzios, campanha para adesão ao cardápio em Braille, chega a Petrópolis

Compartilhe:

Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, aderiu à campanha do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Búzios (SindSol) para divulgar o Decreto Estadual nº 45.289, de 19 de junho de 2015, que determina que todos os estabelecimentos, restaurantes, bares, lanchonetes e afins, disponibilizem pelo menos um cardápio em Braille. A mobilização começou em outubro do ano passado em Búzios, mas vai se estender a outras cidades.

“Vamos levar esta mensagem a todo o comércio. A campanha nada mais é do que o direito à informação para as pessoas com deficiência visual. Está sendo prazeroso fazer parte dessa ação em prol da acessibilidade, neste ano de Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, ressalta o presidente do SindSol, Thomas Weber.

Em Petrópolis, a solenidade de abertura foi realizada no restaurante Di Farina Cucina, localizado no centro histórico, e contou com a presença da atleta paraolímpica Jhúlia Karol, promessa de medalha nos Jogos Paralímpicos 2016; de seu treinador e atleta guia, Fábio Dias, e de representantes da Associação Petrópolis Convention & Visitors Bureau, do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Petrópolis (Siderópolis) e da Secretaria Municipal de Esportes. O estabelecimento foi o primeiro a adquirir o cardápio, na Região Serrana.

Histórico

A campanha foi criada em conjunto com a Urece Esporte e Cultura para Cegos – associação sem fins lucrativos do Rio de Janeiro que desenvolve treinamentos esportivos, oficinas e projetos especiais para pessoas com deficiência visual de todas as idades. A mobilização tem o apoio do Procon, Associação Comercial e Empresarial de Búzios (Aceb), e da Associação de Hotéis de Búzios (AHB). A estrela da campanha é o ex-atleta paraolímpico, Anderson Dias, tricampeão mundial de futebol na Grécia em 2000, na Espanha em 2002 e na Argentina em 2004. Anderson é também o presidente da Urece. Desde o seu lançamento em outubro de 2015, em Búzios, já foram mobilizados 40 estabelecimentos comerciais. Já na cidade Imperial, a expectativa do Petrópolis Búzios Convention e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Petrópolis (Siderópolis) é divulgar a campanha para todos os seus associados, num total de 150 unidades comerciais. Para mais informações sobre o cardápio em Braille, basta entrar em contato pelo telefone (21) 3172 0218 ou pelo e-mail urece@urece.org.br

Fonte: SindSol

Leia também:

Atletas paraolímpicos e SindSol: juntos na divulgação do cardápio em Braille

Leia mais

Rolar para cima