O Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Cairu, Itacaré e Valença realizou, no último dia 13 de março, em Itacaré, o Encontro dos Empresários do segmento de hospedagem e alimentação da região. O evento aconteceu na Pousada Papa-Terra e contou com a presença de 60 empresários, além do prefeito de Itacaré, Jarbas Barbosa; do secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pellegrino; do superintendente de Investimentos em Polos Turísticos da SUINVEST, Fernando César Ferrero e do representante da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Eduardo Braga.
Eduardo Braga, que esteve representando o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, salientou a importância do associativismo. “Só através desta união expressiva dos empresários é que pudemos demonstrar a representatividade do trade de Itacaré”, declarou Braga.
O Prefeito Jarbas Barbosa Barros, aproveitou o encontro para apresentar o projeto de reformulação da orla de Itacaré em 3D. O prefeito aproveitou a oportunidade para apresentar ao trade o novo Secretário de Turismo Municipal André Reis.
O Secretario Nelson Pellegrino anunciou a presença da comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que veio conferir in loco o projeto da orla, para ser incorporado ao projeto da Bahia de Todos os Santos. O secretário ressaltou ainda a necessidade da construção do novo aeroproto internacional de Ilhéus como um empreeendimento de infraestrutura para alavancar o desenvolvimento global de toda a região da Costa do Cacau e Dende.
Em sua fala, o superintendente de Investimentos em Pólos Turísticos, Fernando César, colocou o órgão à disposição do trade para parcerias em prol do desenvolvimento da região.
O presidente Ernani Pettinati finalizou o encontro agradecendo a contribuição da FBHA, destacando a importância da união dos empresários do trade para as reivindicações junto aos poderes públicos. Pettinati ressaltou ainda o apoio da Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (CET) e do Fórum Empresarial da Bahia. O presidente encerrou sua fala informando que apresentará ao Fórum, em nome do sindicato, uma exposição de motivos para que o Aeroporto Internacional de Ilhéus seja construído no local classificado como Sítio Jóia e não na área das proximidades da CEPLAC, considerando que esta última foi tecnicamente descartada pela INFRAERO. “Entregaremos o ofício com a exposição de motivos acompanhada de pareceres técnicos e fotos sinalizando que a área desapropriada já está sendo invadida. O governador Rui Costa estará presente na ocasião”, afirmou Pettinati.
O secretário Nelson Pellegrino se mostrou receptivo à solicitação e informou que advogará a favor do pleito.