A temporada de verão está acabando e setor hoteleiro do país tem pensado em estratégias para não sentir o peso da queda na ocupação. Movido pelo calendário de feriados, hotéis de norte a sul do país estão apostando em pacotes promocionais para os períodos de menor ocupação, principalmente para a temporada pós-Carnaval.
De acordo com o presidente do Sindhotéis do Ceará e vice-presidente da FBHA, Manoel Cardoso Linhares, a alta estação deve fechar com um índice de ocupação nos hotéis de 85% – número considerado muito positivo, principalmente em comparação com outros estados da região Nordeste, mas o começo da baixa temporada já cria um clima de incerteza. “Nosso objetivo, além de garantir o fluxo de visitantes, é não precisar demitir os empregados”, diz Linhares.
No litoral norte do Rio Grande do Sul, os preços nos meios de hospedagem devem diminuir em 40% após o período de Carnaval, segundo estimativa é do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região (SHRBS-LN). Quem tiver a oportunidade de adiar as férias, deve encontrar praias mais vazias e hotéis e pousadas com preços mais em conta, mas antes de acabar o feriado, não há barganha: a alta temperatura jogou a demanda da região para cima e, com a chegada dos argentinos, a maior parte dos hotéis já está lotada até o final de fevereiro.
“O que talvez continue mais caros são os preços para os finais de semana, mas é bom ressaltar que bares, restaurantes e lojas também ampliam suas ofertas no período”, aponta a presidente do SHRBS-LN, Ivone Ferraz.