O município de Feira de Santana, na Bahia, sediará, no começo de novembro, o Seminário de Gastronomia do Sertão – um projeto que tem como objetivo promover a cultura e a riqueza da culinária desta região.
A iniciativa é do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana (SindFeira), que espera receber estudantes, empresários e profissionais da área de alimentação e bebidas, além dos amantes da culinária.
“Acredito que com a grande gama de opções que encontramos no mundo globalizado começamos a valorizar muito o que vem de fora e menos o que é nosso – e devemos caminhar no sentido contrário. Precisamos ampliar nosso sentimento de empoderamento cultural, e é esse nosso principal objetivo”, ressalta Getúlio Andrade, presidente do SindFeira.
O seminário contará, na programação, com oficinas gastronômicas e de manipulação de alimentos, atividades práticas voltadas para a preparação de drinks e uma palestra de encerramento com o tema “A riqueza culinária regional legitimada pelo sertão baiano”.
O projeto conta com o apoio do Programa de Incentivo à Cultura – PROCULTURA da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Governo Municipal e do Senac, entidade de qualificação profissional do Sistema CNC-SESC-SENAC, do qual fazem parte a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o SindFeira.