Objetivo é aproximação com a nova legislatura para discussão de projetos que impactam o setor de turismo
Os projetos de leis que impactam o setor de hospedagem e alimentação, como o que tentou proibir o saleiro sobre as mesas de bares e restaurantes, foram abordados em um encontro entre representantes da categoria e vereadores de Porto Alegre, no dia 14 de março. O encontro, de iniciativa do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), teve como objetivo aproximar os representantes dos empresários dos novos legisladores, que assumiram seus mandatos este ano, na Câmara Municipal, e abrir espaço para o debate de leis que possam prejudicar o ambiente de negócios da região.
“Nunca pleiteamos favores e vantagens. Queremos apenas estar nas comissões e discussões sobre os assuntos que legislam sobre o nosso setor para não sermos pegos de surpresa com leis que impactam a categoria. Queremos construir projetos que beneficiem a sociedade como um todo”, disse o presidente do Sindicato, Henry Chmelnitsky, que pediu empenho dos vereadores nas questões de incentivo ao turismo. “Queremos sensibilizá-los sobre a importância dessa indústria para geração de emprego, renda e incremento na economia. Apenas nosso sindicato representa cerca de 100 mil vagas. Neste sentido, a Frente do Turismo é uma iniciativa importante”.
O vereador Valter Nagelstein, presente ao evento, afirmou que reconhece a importância do setor e, inclusive, conhece de perto os benefícios do turismo para o avanço de uma cidade, por já ter trabalhado na área. “Sabemos do nosso papel de estimular toda a cadeia produtiva e há bastante por fazer para desburocratizar a cidade. Vamos ajudar nessa engrenagem”, afirmou.