O estado da Paraíba reúne condições privilegiadas para atrair investimentos ligados ao turismo: é o terceiro local mais procurado no Nordeste, ocupa a segunda posição em infraestrutura e a primeira na produção de energia elétrica. Os dados foram repassados a empresários de João Pessoa pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) no município, Lindolfo Pires, durante a inauguração da nova sede do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (Seha-JP), na noite de 11 de novembro.
Para Lindolfo, a atuação do sindicato, liderado pelo empresário Graco Parente, tem papel fundamental no fomento ao turismo do município, pois o desenvolvimento do setor também depende da indústria hoteleira e de alimentos. “Funciona como um cartão de apresentação: turista bem atendido, satisfeito, volta. O Governo da Paraíba tem feito a sua parte, que é dotar o estado de infraestrutura; e a iniciativa privada tem respondido, andando de mãos dadas para reforçar novos investimentos”, lembrou.
Para Graco Parente, a inauguração da sede demonstra o crescimento do setor, que já pensa em investir na qualificação para atingir a excelência no atendimento aos turistas. “A nova sede possui um auditório que será utilizado para reuniões e workshops destinados aos nossos filiados, favorecendo a atuação do nosso sindicato”, diz.
Já o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, ressaltou que o Seha-JP está em uma fase de renovação e treinamento de mão de obra. Para ele, o mercado será positivo em 2017: “cerca de 50% das capitais nordestinas vivem do turismo de negócios. Agora o sindicato vai poder auxiliar na preparação dos empresários, ofertando treinamento qualificado e parcerias”, destacou.