O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Conselho Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, participou na última quinta (19) da reunião do Consejo Empresarial de Turismo de Sudamérica (CETUR Sudamérica), durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha.
A FBHA deve se filiar ao conselho, representando o empresariado brasileiro. No conselho, também há empresários de Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai, Peru e Equador, além de Venezuela e Colômbia na condição de convidados. De acordo com Alexandre Sampaio, o CETUR Sudamérica pode resolver questões que afetam o empresariado de todos os filiados, como a regulamentação do Airbnb. “O objetivo é trabalharmos ações conjuntas para resolvermos problemas que são comuns entre todos os países”, comentou.
A presidência rotativa do CETUR Sudamérica está a cargo do argentino Oscar Ghezzi, da Câmara Argentina de Turismo (CAT), que defende a integração das entidades turísticas para promover o continente: “A América do Sul pode ser promovido como um só produto em muitos mercados, a exemplo do que já faz a América Central. É preciso divulgar nossos destinos como um produto único para que visitantes de países distantes entrem pelo norte do continente, saiam pelo sul, sem encontrar barreiras”, defendeu.
Além dos argentinos, participam do conselho sul-americano a Federação de Empresas de Turismo do Chile (Fedetur), a Federação Nacional de Câmaras de Turismo, do Equador (Fenacaptur), a União de Associações de Turismo do Paraguai (Unat), a Câmara Uruguaia de Turismo (Camtur), a Câmara Nacional de Turismo do Peru (Canatur), a Associação Hoteleira da Colômbia (Cotelco) e o Conselho Superior de Turismo da Venezuela (Conseturismo).