O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Conselho Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, participou na última quinta (19) da reunião que selou a filiação do empresariado brasileiro no Consejo Empresarial de Turismo de Sudamérica (CETUR Sudamérica), durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha.
A entidade, que agora tem o Brasil como membro, também tem empresários de Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai, Peru e Equador, além de Venezuela e Colômbia na condição de convidados. De acordo com Alexandre Sampaio, o CETUR Sudamérica pode resolver questões que afetam o empresariado de todos os filiados, como a regulamentação do Airbnb. “O objetivo é trabalharmos ações conjuntas para resolvermos problemas que são comuns entre todos os países”, comentou.
A presidência rotativa do CETUR Sudamérica está a cargo do argentino Oscar Ghezzi, da Câmara Argentina de Turismo (CAT), que defende a integração das entidades turísticas para promover o continente: “A América do Sul pode ser promovido como um só produto em muitos mercados, a exemplo do que já faz a América Central. É preciso divulgar nossos destinos como um produto único para que visitantes de países distantes entrem pelo norte do continente, saiam pelo sul, sem encontrar barreiras”, defendeu.
Além dos argentinos e do Cetur da CNC, participam do conselho sul-americano a Federação de Empresas de Turismo do Chile (Fedetur), a Federação Nacional de Câmaras de Turismo, do Equador (Fenacaptur), a União de Associações de Turismo do Paraguai (Unat), a Câmara Uruguaia de Turismo (Camtur), a Câmara Nacional de Turismo do Peru (Canatur), a Associação Hoteleira da Colômbia (Cotelco) e o Conselho Superior de Turismo da Venezuela (Conseturismo).