Países do Mercosul discutem criação de roteiro turístico integrado

Compartilhe:

Brasil, Argentina, Chile e Paraguai querem a criação de roteiros turísticos integrados em evento na Espanha

Durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece nesta semana em Madri, uma das maiores do mundo, os ministros do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, da Argentina, Gustavo Santos, do Paraguai, Marcela Bacigalupo, e do Chile, Javiera Montes, se reuniram para traçar uma estratégia de promoção turística conjunta. Eles firmaram um pacto para estreitarem a relação dos países por meio do setor de viagens.

A secretária de Turismo do Chile, Javiera Montes, propôs a formalização da parceria por meio de um memorando de entendimento amplo e profundo com o Brasil a ser assinado na próxima reunião do Mercosul, em abril, no Uruguai. “Os dois países sairão fortalecidos”, comentou Javiera. O Chile é o terceiro país emissor de turistas para o Brasil, depois da Argentina e dos Estados Unidos, com 337 mil visitas em 2014. O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, frisou que os dois países poderiam fazer promoções integradas.

Ainda no primeiro dia da Fitur, Henrique Eduardo Alves encontrou-se pela primeira vez com o ministro do Turismo da Argentina do governo Maurício Macri, Gustavo Santos. “Temos muito trabalho a fazer juntos. Os nossos países têm ofertas turísticas complementares. São como um só destino”, afirmou o ministro.

A Argentina é o principal destino emissor de turistas para o Brasil. Dos 6,4 milhões de estrangeiros que visitam o país, 1,74 milhão vêm do país vizinho, o equivalente a 27% do total. Neste verão está havendo um grande fluxo de argentinos para o país, principalmente para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, a criação de um turismo integrado no bloco do Mercosul é uma forma fortalecer o turismo brasileiro, que hoje emprega formalmente mais de 10 milhões de pessoas, e também de fortalecer a nossa economia, que hoje passa por um momento de crise. “Impulsionar e integrar o nosso turismo aos dos nossos vizinhos é uma forma não somente de aumentar o fluxo de turistas do Mercosul, mas também de trazer turistas de países com potencial financeiro maior, como os Estados Unidos, China e os da Europa”.

Leia mais

Rolar para cima