O começo da temporada de verão trouxe para os hoteleiros esperança de crescimento para o decorrer do ano. Com expectativa de 1,5 milhões de visitantes desde o final do último ano, 2017 começou com índices maiores de veranistas em hotéis no litoral gaúcho.
De acordo com o secretário do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares do Litoral Norte (SHRBS-LN), Francelino Meregalli Silveira, os hoteleiros da região aguardavam uma queda de até 20% para a temporada, devido à inflação que o país enfrenta. Entretanto, houve elevação de cerca de 10% no número de procura neste início de mês. Para o secretário, um dos motivos da alta foi o aumento de estrangeiros nas praias catarinenses. “O gaúcho ficou sem opção para passar as férias em praias do estado vizinho. Assim, acabou veraneando no Litoral Norte e Sul”, destaca.
Com a economia fragilizada, outra razão que contribuiu para o aumento do número de turistas foram os preços oferecidos pelas redes de hotéis do estado. Mesmo com a grande procura, a maioria das redes manteve sua média de valor diário sem acréscimos, exatamente para atrair o público.