Hoje (18) é comemorado o Dia Internacional do Museu. Inspirado na data, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) organiza anualmente a Semana Nacional de Museus que segue até a próxima sexta-feira (20) com a participação de 1,2 mil instituições nacionais, mas o número total de museus no País ultrapassa 3, 6 mil. O tema escolhido para 2016, que representa a 14ª edição do evento, foi “Museus e Paisagens Culturais”, que será apresentado em palestras, exposições e ações educativas nas cinco regiões do país.
De acordo com a pesquisa de visitação anual do Ibram referente a 2014, os 883 museus brasileiros monitorados receberam 24,8 milhões de visitas. A visitação aos museus brasileiros também foi destaque na pesquisa do jornal inglês The Art Newspaper, que monitora a visitação a exposições em todo o mundo. Na categoria pós-impressionista e moderna, cinco exposições realizadas em museus brasileiros ficaram entre as dez com as maiores médias de visitação diária.
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, ocupou as duas posições do topo do ranking com as exposições Picasso e a Modernidade Espanhola, e Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto, com visitação média de 9,5 mil e 8,2 mil respectivamente. Já o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, ficou com a terceira posição, registrando a média de 7,2 mil visitas por dia.
As exposições de Kandinsky e Picasso também colocaram os CCBB de Brasília e de São Paulo no ranking das dez maiores visitações diárias dessa categoria, com médias de 4,6 mil e 3,5 mil visitas respectivamente. Ao final do período das cinco exposições realizadas no Brasil, foram registradas 2 milhões de visitas.
Visitantes estrangeiros
A cultura é o terceiro maior fator de motivação dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil a lazer. De acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, 662 mil estrangeiros destacaram a diversidade cultural brasileira como principal motivo da viagem ao país.
Fonte: Ministério do Turismo