Saiu o resultado da 8ª edição da “Pesquisa sobre a visão do turista no maior São João do mundo – edição 2016”, realizada pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande e interior da Paraíba (SindCampina), filiado à FBHA, em parceria com o grupo 6 Sigma.
Entre os principais pontos destacados, estão a grande aceitação dos turistas ao evento, que foi considerado ótimo para 57,5%; e bom para 39,6%. A maioria dos entrevistados procede do nordeste (70,9%), seguido pelo sudeste (18,6%). O “nível de satisfação com a hospitalidade do povo campinense” foi de 96,8%. Em relação à forma de conhecimento do evento, a maioria (46,1%) soube por meio de amigos e parentes.
Na avalição do atendimento em bares e restaurantes: 64,4% acharam bom e 26,5% consideraram ótimo. No atendimento dos hotéis, 58% acharam bom e 29,3%, ótimo. O gasto médio com hospedagem ficou em R$ 1.219,67, com um aumento de 5%, na comparação com o resultado do ano passado. Já em relação a alimentação, transporte e eventos, o gasto médio caiu: -22,6%; -18% e -6,3%, respectivamente.
A pesquisa coletou 421 formulários em locais previamente determinados: Estação Velha/Locomotiva Forrozeira, Parque do Povo, Sítio São João, Vila dos Tropeiros (Espaço Sesi) e Vila do Artesão, no período entre 3 de junho e 3 de julho desse ano.
“Esse material é um presente do sindicato à cidade de Campina Grande e ao estado da Paraíba porque embasa as decisões em prol do futuro da atividade turística, principalmente no que diz respeito ao maior São João do mundo e aos demais eventos da cidade”, destaca o presidente do SindCampina, Divaildo Bartolomeu de Lima.
“Essas pesquisas de opinião têm papel fundamental para a tomada de decisões, pois nos orientam em questões vitais do dia a dia dos negócios. São um serviço extremamente relevante que o sindicato presta para seus associados, bem como para os governos que podem se valer desses resultados para gerar campanhas de promoção dos destinos. Em uma análise mais ampla, toda a sociedade sai ganhando”, afirma o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.
Para acessar a íntegra da pesquisa, clique aqui.
Leia também: