O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado apresentou, em abril de 2016, um quadro de menor pessimismo, em comparação com o mês anterior. O indicador, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), marcou -488 pontos no período, melhora de 21 pontos em relação a março, quando havia registrado -509 pontos.
A melhora em abril, no entanto, ainda não pode ser entendida como sinal de reação, já que representa a terceira pior marca de sua sequência. O resultado vem após uma melhora de 48 pontos em fevereiro e uma piora de 29 pontos em março, mostrando volatilidade das expectativas e dúvidas na retomada da confiança ao longo deste ano.
No que se refere ao desempenho das empresas, as informações identificam que, em abril, apenas a variável Abertura de Unidades se moveu dentro da escala de otimismo. Estão na zona de pessimismo moderado: câmbio e exportação. Na de pessimismo: vendas. Na área de grande pessimismo: crédito, capacidade produtiva, situação financeira e emprego.
Fonte: Pesquisa de confiança do empresariado baiano